Logo Jornal

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024




ELEIÇÕES 2024

O que precisa para regularizar quando o título eleitoral está cancelado ou suspenso

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

O que precisa para regularizar quando o título eleitoral está cancelado ou suspenso
Foto: Divulgação TRE
-

Para votar nas Eleições Municipais de 2024, a cidadã ou o cidadão precisa estar com o título de eleitor regular. Neste ano, mais de 152 milhões de eleitoras e de eleitores escolherão candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro, e o segundo turno para o dia 27 de outubro, onde for preciso.

Primeiramente, para consultar a situação do documento, a pessoa deve acessar o Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e ir até o campo “Serviços”, localizado no canto superior direito da página. Em seguida, basta acessar a opção “Situação Eleitoral” e informar o CPF. Caso esteja com o título de eleitor cancelado ou suspenso, é necessário fazer a regularização até o dia 8 de maio, pois, após essa data, o cadastro eleitoral para o pleito deste ano estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos.

Por que o título de eleitor pode ser cancelado?

O título de eleitor pode ser cancelado por diversos motivos; entre eles, falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde se vota. Vale destacar que o TSE não envia nenhum comunicado informando o cancelamento.

Para regularizar o título cancelado:

Acesse o Atendimento Online, disponível no canto superior direito da página do TRE-SC.

Clique em “Título Eleitoral”.

Vá até a opção “formulário Título Net”.

Clique em "Regularize seu título eleitoral cancelado"

Preencha o formulário e envie os documentos solicitados.

Anote o número de protocolo e acompanhe o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

Em que situações o título de eleitor pode ser suspenso?

A suspensão do título de eleitor ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar); condenação criminal definitiva; condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso) e recusa ao cumprimento de obrigação a todos imposta ou de prestação alternativa.

Para regularizar o título de eleitor suspenso:

Primeiramente, é preciso ter o comprovante que restabelece os direitos políticos da eleitora ou do eleitor (comunicação do Ministério da Justiça; portaria; certidão do juízo competente ou outro documento que comprove o cumprimento ou a extinção da pena ou sanção imposta; e certificado de reservista, entre outros, a depender do caso).

Em seguida, procure o cartório eleitoral que atenda seu município para regularizar o título de eleitor cancelado. Consulte aqui o endereço da zona eleitoral cadastrada no seu título ou fale com a Ouvidoria do TRE-SC

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br