Logo Jornal

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024




TRE

Eleitorado jovem volta a crescer em SC nas eleições municipais

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Número de eleitores com 16 e 17 anos já teve aumento de 50% em relação ao último pleito municipal e deve crescer até o fechamento do cadastro

Eleitorado jovem volta a crescer em SC nas eleições municipais
Foto: Nicole Menegol / TRESC
- Crescimento de 50% no número de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos em relação a última eleição municipal

Ainda que não sejam obrigados a participar das eleições, o número de jovens catarinenses que possuem 16 e 17 anos e já fizeram o seu título eleitoral voltou a crescer em 2024, em relação a 2020.

De acordo com os dados compilados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mês de fevereiro, Santa Catarina possui 33.872 eleitores nessa faixa etária, um aumento de 50,8% em relação aos jovens que estavam aptos a votar na última eleição municipal.

Esse aumento representa uma interrupção na sequência de queda que era observada, desde 2012, nas eleições para prefeitos e vereadores. A mesma tendência pode ser observada em relação às eleições gerais, quando são escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados.

A curva de crescimento do eleitorado jovem catarinense acompanha uma tendência nacional. O Brasil possui hoje 1.267.558 eleitores na faixa etária dos 16 e 17 anos, um valor 14,2% maior em comparação ao pleito de 2020.

A expectativa é que esses valores aumentem até o dia 8 de maio — prazo limite para emissão de novos títulos em função do fechamento do cadastro eleitoral.

Campanhas de incentivo buscam a participação de jovens eleitores

Nos últimos anos, a Justiça Eleitoral vem se mobilizando, por meio de ações nas redes sociais e veículos de comunicação, para incentivar a participação e o engajamento do público jovem no processo democrático.

Ainda em 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou a campanha “O Voto é Meu — Meu futuro, minha escolha”. Em 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veiculou a campanha Bora Votar! em rádios, canais de TV e na internet, que foi regionalizada pelo TRE-SC.

As ações buscaram esclarecer dúvidas sobre o sistema eleitoral e ressaltar a importância de exercer o direito ao voto de maneira informada. Além disso, a Justiça Eleitoral quer despertar o interesse em jovens de 15 anos que, se completarem 16 até a data do pleito, podem se antecipar e fazer seu alistamento eleitoral até o fechamento do cadastro de cada ano.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br