Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




Eleições Municipais

"Vamos ter candidatos em todos os municípios da Amurel”, diz deputado do MDB, Volnei Weber

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Membro da executiva do MDB de Santa Catarina, o deputado estadual fala sobre a atuação do partido na região e as articulações para o pleito municipal deste ano. A apuração é do Folha Regional, de Jaguaruna, associado da Adjori/SC

Foto: Bruno Colaço/ Agência AL
- Volnei Weber, deputado estadual e membro do diretório estadual do MDB

“Para levantar um troféu, tem que colocar o time em campo, e o MDB está preparado para isso”, afirma o deputado estadual Volnei Weber à Folha Regional. Atuante na região da Amurel e membro da executiva estadual do MDB, o parlamentar iniciou uma série de roteiros por Santa Catarina para formar nominatas para as eleições municipais. 

Atualmente a sigla é a maior do Estado, no comando de mais de 90 prefeituras. Tem como meta para 2024 superar a marca de 100 prefeituras conquistadas e aumentar a bancada de vereadores. “Estamos trabalhando as conversações em todos os municípios, buscando consenso, unidade e bom entendimento entre o time. A meta é ter candidatos em mais de 200 municípios no Estado”, comenta Weber.

Na Amurel, o projeto do MDB é ter candidatos ao Executivo e Legislativo nos 18 municípios. “Nos 18 municípios da Amurel temos condições de estar na majoritária com nomes tanto na cabeça como para vice, mas ainda estamos observando o cenário. Todos estão com os times preparados para entrar em campo, buscar o voto e fazer com que o nosso MDB possa estar bem representado em todos os municípios.”

Nesta entrevista à Folha Regional, o parlamentar diz que tem visitado as três regiões do sul e outras localidades do Estado para incentivar a participação no processo eleitoral. “Temos feito com muita frequência roteiros pelas regiões, formando nominatas, incentivando e mostrando que, se pessoas de bem não quiserem participar do processo, outros não tão bons ocupam o espaço, e temos pessoas qualificadas para ser um bom prefeito e mostrando que dá para fazer”, afirma.

Em Tubarão, MDB não terá aliança com partidos do atual governo

Volnei Weber lembra que o MDB já foi protagonista no poder. O partido iniciou seu planejamento para o pleito eleitoral. “Estamos fazendo um trabalho de reoxigenação. Muitas conversas aconteceram, e o MDB hoje vive um momento novo, está muito organizado”, garante Weber.

Na última semana, o partido promoveu uma reunião de diretório para trocas de ideias e planejamento para as eleições municipais deste ano. 
A reunião contou com a presença do deputado federal Carlos Chiodini, presidente estadual e vice-presidente nacional do MDB, deputados e lideranças locais. 

Os três pré-candidatos à prefeitura de Tubarão pelo MDB fizeram parte da reunião: João Marcelo Fretta Zappelini, o Joma; Jair Tartari; e o vereador José Luiz Tancredo, atual presidente do partido no município. 

O deputado diz que a reunião foi produtiva e que o partido tem condições de sair em chapa pura, mas está em conversa com outras siglas para composições, com exceção de PP e PSD, que comandam o governo. “Temos um bom alinhamento com o próprio PL, onde se visualiza uma possível coligação, e outros partidos que também estamos conversando. O que podemos deixar claro é que o MDB não vai estar com os partidos que estão no atual governo.”

MDB pode ter coligação com PL em Treze de Maio 

Treze de Maio era um dos municípios da Amurel comandados pelo MDB, porém, o prefeito Neném Bardini e o vice Everaldo Silva anunciaram há poucas semanas a saída do partido para filiação no PL. O ex-presidente da Câmara, o vereador Júnior Bardini, também deixa o MDB para se unir ao irmão no partido do governador Jorginho Mello. 

O líder do MDB na Amurel, deputado Volnei Weber, diz que recebeu com surpresa a notícia da saída do prefeito, mas acredita que foi uma articulação a favor do município. “Foi uma surpresa e nos deixou um pouco entristecido por serem membros importantes do nosso partido, mas é uma questão pontual. Tenho convicção que o Neném tomou esse posicionamento por Treze de Maio.” Weber ressalta que o MDB pode ter coligação com o PL no município. “Ali na frente podemos ter uma possível coligação entre PL e MDB para continuarmos administrando o município de forma respeitosa, com qualidade de gestão. É uma questão pontual e quero acreditar que isso é um alinhamento para um jogo futuro”, diz.

Candidato a prefeito em Laguna

O deputado estadual comenta que em Laguna o MDB também terá candidato à majoritária e analisa alguns nomes, como o do ex-prefeito Mauro Candemil, que já se colocou à disposição. No município, a vereadora Deise Daiana anunciou sua saída para ser pré-candidata a prefeita pelo Republicanos, partido do ex-governador Carlos Moisés.

A saída de Deise Daiana do MDB vai ocorrer em março, quando tem início a chamada janela partidária. “Cada um busca um caminho onde melhor se identifica. Assim como alguns saem, alguns também entram. A janela partidária está chegando. Isso é o jogo das cadeiras”, avalia Weber sobre a saída da vereadora. 

“Teremos candidatura, sim, em Laguna, e o MDB é sério candidato a administrar o município no próximo mandato”, projeta.


Folha Regional, de Jaguaruna, associado da Adjori/SC


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br