Logo Jornal

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024




Eleições Municipais

“Vamos aumentar o número de prefeitos na Amurel”, diz Pepê Collaço (PP)

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Confira a entrevista exclusiva concedida ao jornal Folha Regional, de Tubarão

“Vamos aumentar o número de prefeitos na Amurel”, diz Pepê Collaço (PP)
Foto: Luiz Prudêncio/Divulgação/Folha Regional
- Deputado estadual Pepê Collaço (PP)

O deputado estadual Pepê Collaço desponta como uma das principais lideranças do Progressistas na região e fez um panorama sobre as articulações do partido nos municípios para o pleito eleitoral


Com Joares Ponticelli afastado da arena pública, o deputado estadual Pepê Collaço desponta como uma das principais lideranças do Progressistas na região. Hoje ele divide sua atuação na Assembleia Legislativa com o papel de coordenador do partido na Amurel, tendo no horizonte próximo as eleições municipais de outubro.

Pepê Collaço diz que os esforços agora são para montar o time que vai disputar o voto do eleitor e que o partido quer conquistar mais prefeituras. Nesta entrevista à Folha Regional, ele comenta sobre as articulações que já esquentam os bastidores da política regional.

Articulação para as eleições

Vamos ter um número significativo de candidaturas a prefeito na região. Posso citar que estamos preparando candidatura em Imbituba, Imaruí, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Gravatal, Pedras Grandes, Armazém, São Martinho, Braço do Norte, Santa Rosa de Lima e Grão-Pará. Nesses municípios já temos definição de pré-candidaturas a prefeito. Agora começam as conversações para as composições. O partido definiu que até o dia 7 de abril vamos nos concentrar na preparação de candidaturas para a proporcional.

PP em Tubarão 

Em Tubarão estamos concentrando nossas forças para a proporcional. Hoje temos uma chapa muito forte, com quatro vereadores na Câmara, e queremos anunciar em breve a vinda de mais um vereador para o partido. Acredito que nos próximos dias já teremos cinco vereadores ainda nesta legislatura. São 11 homens e 5 mulheres na nominata de vereadores. Até o dia 7 de abril teremos chapa pronta. Depois do dia 7 teremos as definições também para a majoritária. O PP vai apresentar em Tubarão um nome para a majoritária. Temos alguns nomes dentro do partido, mas neste momento estamos focados em construir a chapa proporcional.

Saída de Moisés Nunes

Já era esperada. Nossa bancada de vereadores ficou estremecida desde a eleição indireta na Câmara para prefeito. Dentro daquelas movimentações houve rusgas que se criaram dentro da nossa bancada. Tentamos apaziguar, mas o Moisés (Nunes, vice-prefeito) preferiu sair. Ele tem uma questão histórica dentro do partido, mas se achou no sentimento de que não teria por que ficar. Eu lamento, mas a porta continua aberta se ele quiser retornar. Respeitamos a decisão que ele tomou.

Permanência de Deka May  

Nome forte dentro do PP, assim como o nome dos vereadores. O pai dele foi prefeito de Tubarão. Ele tem uma raiz muito forte dentro do PP. Essa conversa de ele ir para outro partido é a coisa mais natural neste momento. Essa história nunca chegou aos meus ouvidos por parte dele. Dialogo muito com ele, temos uma grande amizade. Acredito que vá permanecer dentro do PP.

Agnaldo Filippi em Tubarão

Está fazendo um ótimo trabalho em Pedras Grandes. Isso foi uma manifestação pessoal do ex-governador (Carlos Moisés), que é do Republicanos. A gente respeita e fica até feliz pelo fato de o ex-governador manifestar esse sentimento positivo sobre uma liderança que é do nosso partido. Isso prova o quão bom é o trabalho que está sendo efetuado pelo Agnaldo em Pedras Grandes. Mas partidariamente, dentro de Tubarão, em nenhum momento discutimos isso. Nunca tratamos sobre esse assunto.

Consensos no partido 

Henrique Castro consolidou o nome dele há muito tempo. É um nome natural em consenso com o prefeito Loro para Pescaria Brava. Lá as coisas estão mais evoluídas. Existe um consenso dentro do partido em apoio ao nome dele, assim como ocorre em outros municípios, como a reeleição da prefeita Márcia Roberg Cargnin, de Capivari; o Clei Rodrigues, em Gravatal; e o Castilho Silvano Vieira, em Sangão. Treze de Maio e Jaguaruna vão discutir a questão do prefeito após o fechamento da janela partidária. Agnaldo Filippi, em Pedras Grandes, é o candidato natural à reeleição, assim como o Hélio Alberton Júnior em Grão-Pará.

Capivari de Baixo

Adam (Dutra Machado, o Adam PG) é um menino que tem experiência na vida pública. Ele está construindo o PSD e dialogando com o PP. Estão muito próximos, como o PSDB, PDT e outros partidos também estão próximos da prefeita Márcia. Esse movimento de negociação agora ela é que vai fazer. Estamos à disposição para auxiliar.

Unidade em Jaguaruna  

Teremos candidato a prefeito em Jaguaruna. Rogemar Souza está chegando no PP e temos outros vereadores que estão para vir também. O partido está se fortalecendo lá. Tínhamos um problema de cisão, mas foi costurado para que tivéssemos uma união partidária de novo. O clima está muito bom. Algumas pessoas estão colocando nomes à disposição para prefeito. Isso tudo sob a liderança do empresário Arilton do Cestão, que é uma pessoa de muito respeito e pode ser nosso candidato a prefeito. Temos outros nomes valorosos, como o dr. Guilherme, que é o diretor do hospital, o vereador Sergio Bitencourt, que tem longa história dentro do partido, e o vereador Alexandre Rodrigues Martins, que tem ajudado muito nessa costura dentro do partido. Eles estão dialogando para que saia esse nome dentro de um consenso. Em Jaguaruna temos viabilidade eleitoral muito forte.

Treze de Maio

Teremos candidato a prefeito também. Somos um partido forte, temos maioria na Câmara com cinco vereadores e alguns colocaram seu nome para a majoritária. Temos ainda a atuação política do Xela, ex-prefeito e atual presidente da Coorsel. A questão partidária fica muito sob a responsabilidade e a força política do Xela. Jairo do Hospital pode ser um candidato, o Zezinho, que não está no PP hoje, e sim no PSDB, mas tem diálogo dentro do nosso partido, e todos os nossos vereadores estão à disposição. Até o nome do ex-prefeito Keke também foi lembrado para a majoritária.

Castilho em Sangão 

O Castilho tem 80% de aprovação do mandato e está fazendo uma gestão que vai ficar para a história de Sangão. Quem entra na cidade vê obra para tudo quanto é lugar. Isso nem se discute, o Castilho é o nosso candidato à reeleição.

Nomes para a disputa

O diretor executivo da Amurel, Celso Heidemann, está trabalhando para ser o candidato a prefeito em Santa Rosa de Lima. Em Imaruí, temos o Sérgio Faust, que vem de uma família tradicional; em Armazém o vereador Emerson; em São Martinho, Cascão é o nosso pré-candidato a prefeito. Em Braço do Norte o vice-prefeito Ronaldo Fornazza é líder das pesquisas internas. Já houve uma comunicação oficial do partido e está preparando o lançamento de sua pré-candidatura.

Em discussão 

Em Imbituba e Laguna ainda estamos discutindo. O vereador Kleber da Kek, de Laguna, é o nome natural do partido para ser o candidato a prefeito. No início de abril vamos ter um encontro regional com lideranças do Estado e os nossos candidatos.

Mais prefeitos

Estamos concentrados em fechar esses times até abril. Não tenho dúvida de que vamos aumentar o número de prefeitos na Amurel. Dos 18 municípios da Amurel, teremos 14 candidaturas a prefeito. Isso já é mais do que na outra eleição. Claro que esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com o diálogo com os outros partidos. Há alguns municípios onde ainda não foi definido. Temos ligação forte com Garopaba e Paulo Lopes, que são duas prefeituras em que o PP tem grande chance de vitória.

Gabinete à disposição

Partido que tem deputado na região acaba se fortalecendo pela liderança e pela representatividade, pois tem um gabinete à disposição para poder atuar. É natural que o PP, tendo um deputado na região, crie a expectativa de que teremos boas candidaturas em cada município.

Folha Regional, de Tubarão, associado da Adjori/SC

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br