Com o fim do prazo de registro de candidaturas, São Francisco do Sul terá quatro chapas para a disputa da prefeitura. As eleições de 2024 acontecem no dia 6 de outubro.

A campanha iniciou na última sexta-feira, 16. O atual prefeito, Godofredo (MDB), vai tentar a reeleição. A chapa dele ainda conta com Podemos, PSD e PSB. Seu candidato a vice é Serginho (Podemos), que já ocupa o cargo atualmente. Em 2020, eles foram eleitos com 41,25% dos votos.

O PDT terá chapa única, com Dorlei e Gé Pescador, assim como a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV, que terá como candidatos Piazza (PT) e Dra. Ives Rodrigues (PT). Em 2020, Piazza foi candidato e terminou na quinta posição, com 1,27% dos votos.

O ex-prefeito Renato (PL), que ocupou o cargo entre 2016 e 2020, vai tentar voltar à prefeitura. Ele venceu aquele pleito por uma diferença de 133 votos contra Godofredo, que se elegeu quatro anos depois.

Renato não tentou a reeleição em 2020. Ele chegou a ter seu cargo cassado por abuso de poder econômico, político e religioso nas eleições em 2016, mas retornou à cadeira no último ano do mandato após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) que cassou os diplomas do então prefeito e do vice-prefeito Walmor Berretta, que eram do PSD na época.

A coligação de Renato é formada por PL, PP, PRD, União Brasil, Republicanos, Avante, PSDB e Cidadania. O candidato a vice é Gabriel Conorath (PP), que foi candidato em 2020 e terminou na segunda colocação, com 37,52% dos votos.

 

Fonte: Portal O MUNÍCIPIO - Joinville, portal associado a Adjori/SC