Logo Jornal

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024




Santa Catarina avalia desenvolvimento da educação básica

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

O Estado de Santa Catarina obteve nota 8,05 em educação no ano de 2003. Os dados são da Secretaria Estadual da Educação e Inovação.

O Estado de Santa Catarina obteve nota 8,05 em educação no ano de 2003. Os dados são da Secretaria Estadual da Educação e Inovação, que desenvolve, há dois anos, o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDE). O estado também divulga o ranking dos dez municípios e regionais com melhor e pior desempenhos na área.

De acordo com o mapa elaborado pela secretaria de Educação, houve uma ampliação de 2% no atendimento do ensino médio. Para o gerente de informações educacionais da secretaria, João Andersen, o índice "mostra a cara de como está a educação em cada um dos 293 municípios catarinenses".

No ensino fundamental, Santa Catarina aumentou de 0,88 para 0,92% o número de professores de educação infantil atuando em creches (de 0 a 4 anos) que são formados. O índice de professores com curso superior no ensino fundamental de 1ª a 4ª série cresceu 0,7%.

Já os índices de repetência, abandono, reprovação e distorção idade/série - alunos freqüentando série abaixo da sua idade padrão - diminuíram.
De acordo com João Andersen, os critérios de avaliação adotados baseiam-se nas referências determinadas pela lei estadual de inclusão social. "Seguimos uma metodologia rigorosa para obter um diagnóstico realista, adequado", disse João Andersen.

O estudo é baseado em dados coletados em 2002 e 2003, composto por 16 mapas, dois conjuntos de tabelas e um gráfico. O índice mede o desempenho de todos os municípios catarinenses, com base em indicadores como atendimento, formação do professor, reprovação, repetência, abandono e distorção idade/série em todas as escolas, das redes pública e privada, da educação infantil ao ensino médio.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br