Logo Jornal

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024




Lançamento de Antologia Um Dedo de Prosa atraiu mais de 1000 pessoas

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

O objetivo do evento era despertar no público interesse pela literatura catarinense

Foi do Projeto Um Dedo de Prosa, iniciado há dois anos, e idealizado pelos professores Dilvo Ristoff e David Lemos que surgiu o livro Antologia Um Dedo de Prosa. Unindo a síntese dos encontros mensais entre escritores e leitores e os fragmentos da obra e da vida de 10 autores que participaram do projeto no último ano, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criou a antologia.

Para realizar o lançamento do livro, a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SED) e a UFSC, parceiros na viabilização da obra, criaram um evento que foi muito além da noite de autógrafos. Com o intuito de criar um vínculo afetivo entre a população e os escritores e de não fazer do acontecimento um evento isolado, os organizadores criaram uma noite multicultural, onde poesias, música e teatro inebriaram as cerca de 1500 pessoas presentes no local.

O evento, que aconteceu na última terça-feira (05/04), atraiu representantes da área de cultura e educação, autoridades de governo, gente interessada pelo assunto e crianças de algumas escolas de Florianópolis. Antes do lançamento do livro, os autores visitaram várias vezes os colégios para incitar nos alunos o interesse pelo projeto.

Além de poesias musicadas ao piano, representações teatrais e exposição de telas inspiradas nas obras dos dez escritores, cada um deles subiu ao palco e respondeu a uma pergunta ? sobre literatura em geral ? feita pela platéia.

         Durante a ocasião, o secretário de Estado, Jacó Anderle, anunciou, em nome do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, um decreto estipulando o dia 24 de novembro como o Dia da Literatura Catarinense. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do poeta Cruz e Souza. Além disso, foram assinados dois termos de compromisso: um garantindo que a SED custeará a impressão do Antologia Um Dedo de Prosa II e outro assegurando a expansão do projeto para além de Florianópolis.
logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br