Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




EDUCAÇÃO

Instituto PROA prorroga inscrições para curso de capacitação ao primeiro emprego

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Jovens de 17 a 22 anos de todas as regiões do Estado podem se inscrever até 11/09. Formação é online e gratuita.

Instituto PROA prorroga inscrições para curso de capacitação ao primeiro emprego
Foto: Hermes Bezerra
-

As inscrições para a quinta edição do curso do Instituto PROA em Santa Catarina foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (11/09). O início das aulas será no dia 18 de setembro. Para este ciclo, o PROA disponibiliza 1.000 vagas que podem ser ocupadas por jovens de todas as cidades do Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ONG.

Desde que começou a atuar no Estado, em 2021, o PROA já formou centenas de jovens, propiciando o desenvolvimento de competências fundamentais para o mercado de trabalho.

“O curso de capacitação foi elaborado a partir de ampla pesquisa com empresas de Santa Catarina para identificarmos as competências esperadas por empregadores do Estado. Assim, nossos alunos estarão mais preparados para o mercado e para serem protagonistas de suas vidas”, diz Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Primeiro emprego: “O curso caiu como uma luva para o que eu estava procurando no momento. Desde que as missões começaram, eu me apaixonei pelo PROA. As atividades são interessantes, os vídeos são objetivos e se encaixam perfeitamente na rotina de quem tem uma vida corrida. As monitorias são ótimas para conhecer profissionais e treinar o ingresso no mercado de trabalho. Os grupos no WhatsApp são dinâmicos e fornecem ajuda sempre que o aluno solicita”, conta Carla Rost Oliveira, que, ao finalizar o curso do PROA, logo conseguiu emprego no Mercado Livre.

“Quando fiz o Plataforma PROA, eu gostei de muitos conteúdos, mas o que mais me chamou a atenção foram as tutorias, principalmente porque estava fazendo entrevistas para meu primeiro emprego e consegui fazer o link das aulas com a vida real. Todas as dicas do curso foram essenciais para que eu me saísse bem na entrevista do meu atual emprego. Elas também estão me ajudando a manter boas relações com meus colegas de trabalho”, diz Maria Vieira, Jovem Aprendiz na Ambev.

Plataforma PROA: Online e gratuito, o curso, que acontece na Plataforma PROA, é destinado a pessoas de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residem em qualquer cidade do Estado. Caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho, mas esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do PROA.

A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30/dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente. Também haverá encontro semanal ao vivo com tutores às quintas-feiras. Os selecionados ganham material didático virtual e certificado de conclusão emitido pelo PROA.

A jornada de aprendizagem contempla temas como educação financeira, patrocinado pelas empresas Bloomberg e Dahlia Capital. O tópico irá preparar os jovens para o planejamento financeiro, gestão da economia pessoal e de hábitos de consumo.

Outros assuntos, com suas respectivas marcas patrocinadoras, incluem: Administração (P&G), Análise de Dados (iFood), Logística (P&G), Promoção de marcas (BRF), UX Design (Accenture) e Varejo (Fundação Casas Bahia). Os demais conteúdos ensinados ao longo da capacitação são Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br