Na manhã desta quinta-feira (12) prefeito de Orleans e presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Jorge Luiz Koch, esteve reunido com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Secretaria de Estado da Educação (SED) para iniciar as negociações acerca do reajuste na tabela do transporte escolar.

Os municípios atendem a demanda do transporte escolar local e, em parceria com o Estado, transportam também os estudantes matriculados nas escolas estaduais. Esta prática tem onerado os municípios. Pelo levantamento realizado pela FECAM deveria ser aplicado um reajuste de pelo menos 50% no valor pago pelo Estado para equiparar e fazer justiça ao que os municípios investem.

Na reunião, o secretário Aristides Cimadon anunciou que o Estado programou reajustar apenas a inflação do período, através do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que hoje representaria 5,9%. Como este valor não atende o mínimo necessário para compensar os gastos dos municípios, a FECAM propôs um diálogo com a UNDIME, para fazer um estudo e apresentar uma necessária perspectiva de aumento.

Segundo o presidente da FECAM, “esse valor não deveria ser menor que 20%, já que os gastos com transporte variam e os municípios não podem arcar sozinhos”. Além disso garantiu que a FECAM vai seguir acompanhando a pauta e buscando o melhor caminho para as prefeituras.