Logo Jornal

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024




Caravana pela Educação mobiliza cinco mil pessoas

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Começa amanhã a turnê que busca expandir o Programa de Ampliação das Oportunidades de Aprendizagem nas Escolas

Com o propósito de mobilizar municípios e regiões para acelerar a efetivação e expansão do Programa de Ampliação das Oportunidades de Aprendizagem nas escolas, o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Jacó Anderle, inicia nesta quarta-feira (22), por Chapecó, uma turnê em todo Estado. Em uma caravana que inclui o diretor geral Diomário Queiroz e outros dirigentes, a Secretaria promove até 7 de julho oito encontros mesorregionais, esperando reunir, ao todo, cerca de cinco mil pessoas, entre secretários do Desenvolvimento Regional, gerentes regionais de Educação, prefeitos, secretários municipais de Educação, diretores de escola e coordenadores de projetos.

 

Denominada ?Caravana da Educação?, a ação integra dirigentes da Secretaria do Estado do Planejamento, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da União de Dirigentes Municipais de Educação e da Acafe. A série de encontros sobre Gestão Educacional começa na Unoesc, em Chapecó, e se estende a Joaçaba, no teatro Alfredo Sigwalt, dia 23; a Lages, em 24 e a Blumenau, em 28 de junho. Em 1o de julho é a vez da Grande Florianópolis, enquanto Criciúma, Joinville e Rio do Sul estão agendadas para 5, 6 e 7. Ao final de cada seminário, os participantes vão definir o encaminhamento de ações conjuntas (obras, capacitações, aquisições, divisões de tarefas etc.) entre Estado, regionais e prefeituras para melhorar a qualidade da educação em todos os níveis de ensino. ?Vamos unificar esforços e recursos em torno de soluções criativas e inovadoras, como o tempo integral, a escola aberta e o Regime de Colaboração?, explica o secretário.  

O secretário quer ampliar a adesão da rede estadual aos chamados Modelos Diferenciados de Escola, entre eles o Projeto Escola Pública Integrada, que oferece educação em tempo integral em 84 unidades onde os alunos cumprem dois turnos recebendo aulas na área de artes, esportes, cidadania, informática, línguas estrangeiras, ciências etc. Outro projeto prioritário é o Educação Ambiental e Alimentar (Ambial), já implementado em 33 escolas que, a partir da capacitação de profissionais e da construção de cozinhas comunitárias, hortas e estufas educam a comunidade a evitar o desperdício de alimentos e a preparar pratos de alto poder nutritivo.

 

A Secretaria também pretende fazer do Projeto Escola Aberta o carro-chefe da educação em Santa Catarina, segundo Anderle. Iniciado este mês em caráter experimental em 30 unidades, o projeto abre as portas das escolas aos finais de semana para desenvolver atividades artísticas, culturais e esportivas com a comunidade Os três modelos serão lançados oficialmente às 15 horas do dia 29 de junho, no Centro Administrativo, a partir de assinatura de convênio com o representante maior da Unesco no Brasil, Jorge Werthein.

 

Em cada seminário, a discussão das prioridades inicia pelo Projeto ?Minha Escola, meu lugar?, sempre fundamentada nas pesquisas do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica em Santa Catarina, divulgado em maio. Desenvolvido em parceria com o PNUD, dentro do chamado Pacto de Concertação, constitui-se na efetivação de uma plataforma de compromissos entre poder público, privado, universidades e sociedade civil para colocar a educação a serviço das vocações locais em regiões de baixo IDH, como é o caso de São Joaquim. A intenção também é estender para todo o Estado o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, que já proporciona curso gratuito de formação em Agente do Desenvolvimento Regional e desconto de 70% nas mensalidades para estudantes universitários de 14 regiões do Oeste e Norte de Santa Catarina.

 

A partir dessas reuniões, a caravana busca ainda acelerar a implementação do Ensino Médio integrado ao Profissional em 30 escolas catarinenses (uma em cada regional), cumprindo acordo celebrado com o MEC, pelo qual o Estado será um dos pioneiros na experiência. ?Temos projetos que se tornaram referência nacional e temos pressa na sua consolidação e multiplicação?, assinala Anderle. Participam ainda da caravana o diretor de Educação Básica, Juares Thiesen, a gerente de Ensino Médio, Maike Ricci, a gerente de Educação Superior, Edir Seemund e diretor de Apoio ao Estudante e à Rede Física Escolar da Secretaria, Ênio Pablo de Souza.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br