Denominada como Caravana pela Educação, o encontro tem como objetivo mobilizar os municípios para acelerar a implementação do Programa de Oportunidades de Aprendizagem

Mais de 100 pessoas participam nesta quarta-feira (6), no auditório da Univille, em Joinville, do Encontro Mesorregional Sobre Gestão Educacional, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Idealizado pelo secretário Jacó Anderle, falecido no sábado (2), e denominada como Caravana pela Educação, o encontro tem como objetivo mobilizar os municípios para acelerar a implementação do Programa de Oportunidades de Aprendizagem. Composto por 49 projetos, o Programa prevê a expansão do dos projetos Escola Pública Integrada (EPI), o de Educação Ambiental e Alimentar (Ambial) e o Escola Aberta à Cultura e à Cidadania nas unidades escolares da rede pública estadual.

 

 Com a morte do secretário, a caravana passa a ser coordenada pelo diretor geral Diomário Queiroz, com a participação de diretores da Secretaria da Educação e do Planejamento, dos secretários de Desenvolvimento Regional, gerentes regionais de Educação, Ciência e Tecnologia, prefeitos, secretários municipais de educação, diretores de escolas, coordenadores de projetos,representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação e Acafe.

 

A Caravana da Educação já passou pelas regiões Oeste, Planalto, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e até 12 de julho deve reunir, no total, em torno de quatro mil participantes. Além da regional de Joinville, participam do evento de quarta-feira, as regionais de Mafra, Canoinhas e Jaraguá do Sul, somando 19 municípios. ?Vamos prosseguir com a Caravana, fortalecendo o que o secretário Jacó Anderle sempre defendeu em torno de torno de soluções criativas e inovadoras para uma educação com qualidade?, ressalta o diretor geral que responde interinamente pela pasta da Educação.

     

Sempre acompanhado na programação pelo diretor geral Diomário Queiroz e o diretor de Educação Básica Juares Thiesen, Anderle  teve como objetivo ampliar a adesão da rede pública aos chamados Modelos Diferenciados de Escola. ?A missão da Secretaria é a efetivação destes projetos traçados pelo nosso secretário Jacó Anderle?, declara Queiroz. Entre os projetos de destaque estão o Projeto Escola Pública Integrada, que oferece educação em tempo integral em 84 unidades onde os alunos cumprem dois turnos recebendo aulas na área de artes, esportes, cidadania, informática, línguas estrangeiras, ciências etc; o de Educação Ambiental e o Escola Aberta à Cultura e à Cidadania.