Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




NOVOS DIRETORES

Estado empossa mais de 1000 novos diretores escolares

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Nas escolas em que não houve interessados para a proposição do plano de gestão escolar ou que não atingiram o quórum mínimo eleitoral, ocorreu a nomeação pelo Governo do Estado, após indicação pelas coordenadorias regionais de educação

Estado empossa mais de 1000 novos diretores escolares
Foto: Fotos: Roberto Zacarias/Secom
-

Nesta quarta-feira, 31, o governador Jorginho Mello deu posse aos 1046 novos diretores da rede estadual para os próximos quatro anos. Grande parte deles foi escolhida pelo voto da comunidade, com pais, alunos e professores indo às urnas. No evento, na cidade de Lages, a Secretaria de Estado da Educação (SED) deu as boas-vindas aos gestores, apresentou os resultados de 2023 e as expectativas para 2024.

Mais um passo foi dado na busca de reaproximar as famílias e as escolas estaduais de Santa Catarina. É que nesta quarta-feira, 31, o governador Jorginho Mello deu posse aos 1046 novos diretores da rede estadual para os próximos quatro anos. Grande parte deles foi escolhida pelo voto da comunidade, com pais, alunos e professores indo às urnas. No evento, na cidade de Lages, a Secretaria de Estado da Educação (SED) deu as boas-vindas aos gestores, apresentou os resultados de 2023 e as expectativas para 2024.

“Eu estou muito esperançoso com esse timaço de diretores que foram eleitos democraticamente para falar de educação e não para falar de política dentro da escola. O envolvimento da família foi o diferencial. Eu vim aqui para dar um abraço em todos eles e desejar que esse ano seja um ano de muito trabalho e de muito aprendizado para os alunos”, comemorou o governador.

O processo de escolha dos novos gestores teve uma importante novidade: o quórum mínimo eleitoral, que buscou estimular a participação da comunidade escolar, especialmente das famílias, tornando o processo mais democrático. Além disso, a data da votação foi estendida para dois dias, sendo um deles o domingo, possibilitando que aqueles pais ou responsáveis que trabalham em dia letivo pudessem votar tranquilamente na data que não atrapalhasse sua agenda de trabalho.

“Esperamos que essa renovação dos diretores, que esse entusiasmo de todos eles e a renovação daqueles que continuam, que são em torno de 300, possam dar as nossas escolas um novo dinamismo, novo entusiasmo para que Santa Catarina tenha nos próximos anos o melhor ensino do nosso país, que é a nossa meta”, comentou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Os resultados deste processo surtiram efeitos positivos: mais de 54% das escolas atingiram o quórum mínimo eleitoral. Nas escolas em que não houve interessados para a proposição do plano de gestão escolar ou que não atingiram o quórum mínimo eleitoral, ocorreu a nomeação pelo Governo do Estado, após indicação pelas coordenadorias regionais de educação. A escolha desses diretores seguiu os critérios técnicos e minuciosa análise qualificada a fim de designar profissionais de educação com o mais alto gabarito para a gestão das unidades escolares.

“Hoje é um evento inédito para educação de Santa Catarina, hoje a posse dos mais de mil diretores depois de uma eleição democrática onde a gente traz a família novamente para a escola. A participação das famílias foi muito grande e esse é um objetivo do nosso governador Jorginho Mello: trazer a família para dentro da escola”, explicou a secretária adjunta da Educação Patrícia Lueders.

Trabalho e dedicação à Educação catarinense

Entre os gestores eleitos, um dos destaques é a diretora da Escola de Educação Básica Doutor Carlos Culmey, de São Carlos, Marilda Terezinha Hermes, de 70 anos. Ela atua há 25 anos na educação e foi eleita pela primeira vez para a gestão. A educadora, inclusive, representou os demais gestores ao assinar a posse no ato. “Isso mostra que a comunidade tem a confiança e agora eu vou ter que dar o meu melhor para responder à comunidade que eu sou capaz. Eu vou precisar muito da ajuda deles, porque sozinha a gente não faz nada. Mas foi muito gratificante, fiquei muito feliz e agradeço a Deus todo dia pela oportunidade de estar aqui”.

Os diretores empossados irão atuar no quadriênio 2024 – 2027, quando colocarão seus Planos de Gestão Escolar em prática. Os trabalhos serão acompanhados pela SED por meio de indicadores que irão avaliar desde o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes até a estrutura do ambiente escolar. A cerimônia contou também com a presença de representantes da Comissão Estadual de Gestão Escolar e das 37 Coordenadorias Regionais de Educação.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br