
Em São Paulo, AMPESC esteve presente no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional

-
Conselheiro João Jorge Fernandes Júnior, reitor da Uniavan, representa a AMPESC (Fotos: divulgação)
A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) esteve presente no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (GEduc 2025), de 26 a 28/3, em São Paulo. A entidade foi representada pelo conselheiro João Jorge Fernandes Júnior, que acompanhou os principais debates sobre inovação, sustentabilidade, transformação digital e gestão no ensino.
O GEduc reuniu gestores educacionais de todo o país para abordar os atuais desafios do setor e traçar estratégias para o avanço da educação, tanto a superior quanto a educação básica.
O conselheiro destacou que o GEduc reforçou o papel essencial que as faculdades, universidades e centros de ensino devem assumir nos dias de hoje — “transformadoras, necessárias e relevantes”, citou João Jorge.
“Este ano pude notar a inclusão, sem volta, das IA’s em todas as verticais educacionais debatidas”, comentou o reitor. Ele também destacou a importância da inovação no ensino, citando o uso da inteligência artificial (IA) desde a formação de professores para a fluência digital até o apoio ao desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.
Por fim, destacou a preocupação crescente com a inclusão digital, a necessidade de preparar para o mercado de trabalho e a importância de adotar novas abordagens de aprendizagem, capazes de captar e manter o interesse e a atenção dos alunos ao longo dos anos de estudo. Outro ponto relevante, citou, foi a temática sobre liderança educacional. Segundo ele, a expressão “gestores de aprendizagem” tem ganhado força para diferenciar os professores tradicionais dos novos mediadores de conhecimento, perfil exigido pelas transformações atuais.
A assessora acadêmica da AMPESC, Aparecida do Carmo Frigeri Berchior, também participou da programação. Ela presidiu sessões e moderou palestras no GEduc, acompanhando as discussões sobre tendências pedagógicas, práticas inovadoras e os impactos das novas tecnologias na sala de aula. "Os debates sobre o alinhamento entre qualidade acadêmica e otimização de custos foram extremamente relevantes. Também a importância da análise de dados para a tomada de decisões nas instituições de ensino superior e as explanações sobre modelos de inovação que vêm sendo aplicados no setor." – ressaltou a assessora acadêmica.
Ao retornar da experiência no GEduc, os insights e aprendizados adquiridos pelo conselheiro João Jorge e pela assessora acadêmica Aparecida do Carmo serão compartilhadas com os demais membros da entidade — reitores, presidentes de IES e gestores das Instituições de Ensino Superior associadas à AMPESC.
Deixe seu comentário