Estudantes da Escola SESI em Criciúma se destacaram no mundial de robótica promovido pela Fórmula 1, tradicional corrida de carros que consagrou brasileiros como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.

Eles conseguiram a segunda volta mais rápida da competição, com o tempo de 1.234 segundo (a Alemanha venceu com 1.233 segundo). Também foram finalistas na categoria sustentabilidade (premia o projeto de miniatura de carro mais sustentável).

Com a soma destes dois resultados, mais pontuação em outros critérios analisados, conquistaram a sétima colocação geral, entre 55 times do mundo inteiro.

A final foi nesta terça (26), na Arábia Saudita. Foi acompanhada por personalidades como o piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão da F1 (2005 e 2006).

BRASIL

Os catarinenses representaram o Brasil no torneio, disputado por potências como China, Japão, Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. A vaga foi conquistada no ano passado, com a segunda colocação na etapa nacional da competição.

Eles disputaram provas de arrancada com uma miniatura de carro de F1 que mede 50 centímetros, pesa pouco mais de 50 gramas, é movido por dióxido de carbono (CO2) e atinge até 70 km/h.

Também foram testados em provas de gestão, em que as equipes deveriam mostrar capacidade de administrar o projeto, cuidando de temas como orçamento, sustentabilidade e marketing.

TRADIÇÃO

Esta foi a terceira vez que estudantes de Escolas SESI em Santa Catarina participaram do mundial de robótica da F1. As outras foram em Cingapura, em 2021, e na Inglaterra, em 2022.

A lista de feitos inclui títulos da etapa nacional em 2020 e 2021, e dois vice-campeonatos brasileiros em 2023 e 2024.

A equipe da Escola SESI que competiu na Arábia Saudita é formada por estudantes do ensino médio. Eles prepararam o carro em miniatura na escola, em horários complementares de estudo, com apoio de parceiros.

ENSINO

Robótica é um dos temas de destaque na abordagem de ensino usada nas Escolas SESI, chamada STEAM. Trata-se de sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Nesta abordagem interdisciplinar, os estudantes aplicam tecnologias em projetos que se utilizam da ciência, da matemática, da engenharia e das artes como ferramentas de investigação de problemas reais.

Tags

  • Escola
  • Robótica
  • SESI