Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




PORTOS CATARINENSES

Terminais portuários se destacam por iniciativas socioambientais

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Terminais portuários se destacam por iniciativas socioambientais
Foto: Divulgação/Portonave
- Pacto Global da ONU, ao qual a Portonave aderiu, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo

Terminais portuários de Santa Catarina receberam na última semana reconhecimentos por iniciativas socioambientais, evidenciando o compromisso com as boas práticas sociais, ambientais e de governança, o chamado ‘ESG’. O Porto de Itajaí e a Portonave, de Navegantes, foram reconhecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) no Índice de Desempenho Ambiental.

O prêmio representa um reconhecimento àqueles que promovem avanços na qualidade dos serviços oferecidos por empresas de navegação e instalações portuárias regulamentadas pela Agência. Além disso, busca estimular a pesquisa e a produção técnico científica no setor.

Por meio de soluções inteligentes, a Portonave busca assegurar o uso racional de recursos naturais e contribuir para o meio ambiente. Realiza programas de monitoramento e acompanha uma série de indicadores com foco na melhoria contínua, além dos investimentos em infraestrutura sustentável, como a instalação de 180 placas solares para a geração de energia limpa. Há 13 anos, é certificado pela ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

O terminal portuário de Navegantes também aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), movimento para que as companhias alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos e de trabalho, meio ambiente e combate à anticorrupção. Atualmente, 20 mil empresas aderiram ao pacto em 164 países, sendo 1,8 mil companhias no Brasil.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br