Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul e Chapecó representam a força e a diversidade da indústria catarinense

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020. Entre os 100 maiores municípios industriais do país, quatro são catarinenses: Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul e Chapecó. Além disso, Itajaí ficou em 101º. O levantamento foi analisado pelo Observatório FIESC e apresenta um panorama do ranking de Santa Catarina.

“O resultado confirma a força e o dinamismo da indústria, que contribui de forma decisiva para o crescimento da economia catarinense. O setor tem se destacado nos últimos anos, mantendo posições no ranking nacional”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Na lista, 182 municípios aumentaram sua participação na indústria nacional. Em 2019, por exemplo, Joinville representava 0,6% de toda a produção industrial do Brasil e em 2020 aumentou para 0,7% desse total, mantendo a 22ª posição no ranking. Já Blumenau passou de 66ª para 64ª, Chapecó subiu de 110ª para 92ª e Itajaí de 109ª para 101ª. Entre as cinco maiores cidades industriais, apenas Jaraguá do Sul caiu no ranking nacional, saindo de 74ª para 78ª.

“Os quatro municípios catarinenses no pódio dos 100 maiores industriais do país representam a diversidade da economia catarinense. Em Joinville, destacam-se os setores metalmecânico, de máquinas e equipamentos e material plástico; em Blumenau, têxtil e vestuário; Jaraguá do Sul, de equipamentos elétricos; enquanto Chapecó possui um dos principais polos agroindustriais do Brasil”, ressaltou o economista do Observatório, Vicente Heinen.