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Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024




Pesquisa Fecomércio SC

Expectativa de gasto médio para o Dia das Mães tem aumento de 13% em relação a 2023

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Este é o quarto avanço consecutivo e, em termos nominais, é a maior intenção de gastos para a data

Expectativa de gasto médio para o Dia das Mães tem aumento de 13% em relação a 2023
Foto: Divulgação / Pexels
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A pesquisa elaborada pela Fecomércio SC indica otimismo entre os consumidores catarinenses para o Dia das Mães de 2024. A expectativa de gasto médio cresceu 13% frente ao ano anterior e está estimada em R$ 239. 

Este é o quarto avanço consecutivo e, em termos nominais, é a maior intenção de gastos para o Dia das Mães da série. Em termos reais, a intenção média de gasto em 2024 é 8% superior a de 2024. A situação financeira melhorou. O percentual daqueles que consideram estar em uma situação pior diminuiu em 5,1 pontos percentuais, totalizando 15,9% dos entrevistados. 

Por outro lado, aqueles que acreditam que sua situação financeira melhorou aumentaram em 4,4 p.p, representando 39,8% dos entrevistados. Além disso, houve um aumento de 1,6 pontos percentuais naqueles que consideram que sua situação permanece igual, representando a maioria dos entrevistados (43,6%).

A pesquisa mostra também que o planejamento do consumidor em relação aos recursos financeiros que utilizará para realizar as compras não se alterou significativamente de 2022 para 2023. A maior parte utilizará recursos oriundos da renda mensal para realizar as compras (51,8%).

Em segundo lugar, aparecem os que utilizarão alguma forma de crédito como os carnês e/ou o próprio cartão de crédito (28,1%), seguido dos que realizaram reserva prévia para a compra do presente da mãe (11,2%). 

Local de compra
A pesquisa constatou que o comércio de rua permanece sendo opção preferida da maioria dos catarinenses, 49,6%, para realizar as compras para a data. A segunda opção foi os Shoppings Centers (22%), seguido das compras pela internet (17,7%). 

Momento de compra

A maioria dos consumidores (50,1%) indicou que suas compras devem ficar concentradas na semana da data comemorativa, enquanto 17,4% planejam realizar as compras na véspera do evento.

Meio de pagamento
O pagamento das compras será predominantemente à vista em (86,7%), com destaque para a elevação do pagamento em PIX, que alcançou 21,2%. O tipo de pagamento mais citado pelos entrevistados passou a ser à vista, no cartão de débito (28%), seguido do pagamento à vista, em dinheiro (22,6%). Já os que parcelarão as compras, preferem usar o cartão de crédito (10,8%). Além disso, 77% dos consumidores irão realizar pesquisa de preço.

Decisão de compra

Os consumidores devem prezar pelo preço (27,3%), a qualidade do produto (22,3%) e atendimento (20,9%) na hora de decidir o local da compra, a qual será majoritariamente em artigo de vestuário (30,5%), perfumes/cosméticos (23,1%) e calçados/bolsas (15,1%). Além disso, há outras oportunidades para o comércio, devido ao percentual de entrevistados que estão indecisos em relação: ao presente que comprarão (5,3%); se levarão ou não a mãe para algum passeio (4,1%).

Impacto nos Serviços

Além de movimentar o comércio tradicional, o Dia das Mães também traz impactos para o setor de serviços e turismo. Isso porque 52,6% dos consumidores informaram que levará a mãe em algum passeio, aumento de 6,5 p.p. em relação ao ano anterior, enquanto 41,5% não a levarão em lugar algum. Entre os que pretendem fazer alguma programação especial, predomina almoçar/jantar na casa de algum familiar (28,8%), seguido de almoçar/jantar em um restaurante (21,2%). Os indecisos representam 4,1% dos entrevistados. Ou seja, ainda não decidiram se levarão as mães para algum passeio especial na data.

Amostra da pesquisa

Foram 2.100 pessoas entrevistadas, no período entre os dias 01 e 15 de abril de 2024. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. A metodologia utilizada na pesquisa de avaliação é a quantitativa por amostragem.


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