Crédito para mulheres empreendedoras
-
Bancos e instituições financeiras costumam conceder crédito mais facilmente às mulheres justamente por levar em consideração o histórico feminino de boas pagadoras (Fotos: Pixabay)
Mulheres empreendedoras costumam pedir menos crédito às instituições financeiras para abrir ou investir no próprio negócio. No entanto, quando fazem um pedido, costumam ter mais êxito na solicitação.
A realidade do empreendedorismo entre mulheres mostra que, culturalmente, existe ainda um distanciamento feminino das práticas financeiras. E nem precisamos ir muito longe para entender o porquê. Até 1962, as mulheres casadas precisavam de autorização do marido para abrir uma conta no banco. Não é de se estranhar, então, que às vezes as mulheres se sintam intimidadas pelos números e pela formalidade e burocracia das instituições. Podem também ficar pouco à vontade com as suas habilidades de negociação ou inseguras em assumir um compromisso financeiro.
Apesar dessas barreiras culturais, elas são mais adimplentes. Bancos e instituições financeiras costumam conceder crédito mais facilmente às mulheres justamente por levar em consideração o histórico feminino de boas pagadoras. Mas, mesmo quitando seus boletos em dia, apenas 6% das empreendedoras contaram com os bancos para abrir seus negócios. 78% iniciou a própria empresa com recursos próprios, segundo dados da pesquisa do Sebrae SP em parceria com o Movimento Aladas.
Outra pesquisa, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, também corrobora com esse número. Segundo esta, 57% das mulheres nunca solicitaram crédito, preferindo um empréstimo de amigo ou familiar (15%) ou optando pelo aumento do limite do cartão ou de empréstimo pessoal (11%). Entre as mulheres que nunca utilizaram crédito, os principais motivos para isso são a percepção de que o negócio é muito pequeno ou de que não há necessidade.
Se você são mulher e empreendedora e nunca pensou em pedir crédito, saiba que esse recurso pode fazer a diferença para o seu negócio crescer. Esse reforço financeiro pode ser investido na otimização no processo de produção, na ampliação na carteira de clientes, no incremento em comunicação ou no investimento em comercialização e divulgação, ações que podem aumentar o faturamento do negócio. O principal benefício do crédito junto aos bancos e cooperativas é oferecer opções de pagamento que atendam ao planejamento financeiro da empresa.
Estímulo ao microcrédito para mulheres
O Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital), estabelecido em lei de agosto de 2022, facilita o acesso ao crédito para empreendedoras. O benefício é para mulheres que exerçam alguma atividade produtiva ou de prestação de serviços, urbana ou rural, individual ou coletiva, e para pessoa física ou microempreendedoras individuais no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
Como pessoa física, as mulheres podem receber crédito até o valor de 2 mil reais. Para as microempreendedoras individuais, o valor é de até cinco mil reais. O prazo de pagamento é de até 30 meses. E a taxa de juros máxima será correspondente a 85% da maior taxa permitida pelo Conselho Monetário Nacional para operações de microcrédito.
Quer perder o receio de pedir crédito?
O SEBRAE trabalha junto às instituições financeiras e às empreendedoras para mudar esse quadro. A instituição atua na sensibilização de instituições financeiras para questões que impactam o empreendedorismo feminino e investe na capacitação de mulheres donas de negócios para que tenham mais domínio, familiaridade e confiança nas finanças e em técnicas de negociação.
No SEBRAE Delas Mulher de Negócios, acreditamos no desenvolvimento das competências financeiras como um dos propulsores para alavancar o empreendedorismo feminino.
Por isso, nossas soluções contemplam conteúdos específicos para melhorar o seu desempenho com as contas da sua empresa. Desenvolvemos temas como planejamento, metas, finanças pessoais, finanças do negócio, precificação, modelagem de negócios, técnicas de negociação e gestão financeira. São palestras, encontros, jornadas e trilhas que podem impulsionar o desenvolvimento como empreendedora. Conhecimento formatado de acordo com a sua maturidade no empreendedorismo e os seus objetivos como empresária de sucesso. Confira no nosso portal as soluções disponíveis. Com certeza, temos uma que se encaixa no seu perfil de mulher empreendedora!
Deixe seu comentário