Energia

Consumo de gás natural em SC cresce acima da média nacional

Foto: Murici Balbinot

No Brasil, o consumo de gás natural caiu 29,2% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Se no país o setor está em queda, o contrário acontece em Santa Catarina. Segundo a Companhia de Gás de SC (SCGÁS), o consumo cresceu 6,9% no período. Em setembro, inclusive, a distribuição de gás em território catarinense havia atingido seu recorde histórico, com 63,9 milhões de m³ no acumulado do mês.

Para o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, além da competitividade das tarifas e da reação imediata da Empresa para conter os efeitos da crise, a diversidade da economia no Estado contribuiu para o resultado acima da média nacional.

"SC tem ramos industriais diversificados com um desenvolvimento regional mais equilibrado que a média nacional onde os principais pólos da região litorânea estão abastecidos", ressaltou.

Lemhkuhl destaca ainda que o bom desempenho da indústria também foi essencial para o resultado positivo em 2020. Nos últimos 12 meses a distribuição do insumo para fins industriais cresceu 10% em Santa Catarina. Já no Brasil, o resultado no período foi uma retração de 5%.

"A política cambial do país vem favorecendo a exportação das nossas grandes marcas do segmento industrial, diminuindo sensivelmente a importação e fomentando, ao mesmo tempo, a produção local e o dinamismo de parques produtivos que vivenciavam certa capacidade ociosa nos últimos anos", completou.


mais sobre:

SCGÁS Economia



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br