santa catarina

Câmara da Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos tem 1ª reunião

A Federação das Indústrias (FIESC) realizou a primeira reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos, que será presidida pelo diretor de relações institucionais e marketing da Weg, Daniel Godinho. "Vamos trabalhar a inovação voltada mais para o contexto da indústria 4.0 e digitalização. Sabemos a importância desses temas hoje, na prática, para elevar a produtividade das fábricas. Outro assunto importante é a integração produtiva. Nosso setor é muito pujante e pode ser fortalecido", disse.

Godinho apresentou um panorama do setor no estado, que é composto por 3,7 mil empresas que empregam 82,2 mil profissionais. Além disso, o setor de máquinas e equipamentos elétricos tem um PIB industrial de R$ 7,1 bilhões. O valor corresponde a 10,7% do PIB industrial catarinense.

O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, salientou que as empresas que compõem o segmento de bens de capital estão entre as que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. O setor fica atrás apenas do segmento de tecnologia da informação e de da área de saúde. "É inevitável investir cada vez mais em bens de capital e tecnologia para os processos e produtos e para elevar a produtividade", disse.

Durante a reunião, os participantes destacaram os desafios ligados à legislação e à tributação do setor. O diretor institucional e jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, informou que a FIESC atua nesses temas por meio das Câmaras Legislativa e Tributária.

Outro assunto discutido foram as tendências para o setor. Entre elas, destacam-se: investimento em ferramentas digitais, aceleração da automação na produção, novas ferramentas para ampliar a competitividade, surgimento de micro-fábricas e sustentabilidade. A questão foi abordada pelo economista e professor da UFSC, Pablo Bittencourt.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br