logo RCN

Ultimas :

25/03/2025 10:06
Economia

Mais de 24 mil trabalhadores da construção civil têm proteção de programa do SESI/SC

Por Rodrigo Ferreira

 Publicado 25/03/2025 10:06  – Atualizado 25/03/2025 10:06

  • Iniciativa torna mais seguro setor que, no estado, gera mais de 120 mil empregos formais (Fotos: Divulgação)

Um programa criado em Santa Catarina em 2022 tem ajudado a proteger trabalhadores da construção civil, um dos setores que mais crescem e empregam no estado.

O Obra Mais Segura, iniciativa do SESI/SC e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), já é adotado em mais de 683 obras, com 24,2 mil trabalhadores.

Uma das estratégias do programa é escolher, com as construtoras, profissionais nos canteiros de obras e oferecer a eles treinamento para que identifiquem riscos, orientem colegas e promovam práticas seguras de trabalho.

Além dos chamados agentes SOMAS (Supervisores Obra Mais Segura), equipes do SESI/SC fazem inspeções para verificar a conformidade das obras com normas de segurança.

O trabalho torna mais seguro um setor que, no estado, gera mais de 120 mil empregos formais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cuidado: equipes do SESI/SC fazem inspeções para verificar cumprimento de normas de segurança
  • Cuidado: equipes do SESI/SC fazem inspeções para verificar cumprimento de normas de segurança (Fotos: Divulgação)

EMPRESAS

Para empresas, o programa também é importante porque garante um ambiente de trabalho seguro, reduz o número de acidentes, evita multas e processos trabalhistas e assegura o cumprimento das legislações em Segurança e Saúde no Ambiente do Trabalho (SST).

As participantes que demonstram compromisso contínuo com a segurança e a saúde dos trabalhadores recebem o selo Obra Mais Segura, um diferencial no mercado.

Por causa do impacto na rotina de trabalhadores e construtoras, o programa venceu em 2024 o Prêmio Proteção Brasil, o mais importante do país para reconhecer boas práticas em SST.

Fernanda Retzem, coordenadora estadual do Obra Mais Segura, diz que o programa “é um exemplo de sucesso” e demonstra o “compromisso do SESI/SC com a promoção da saúde e da segurança no trabalho”.

  • Cuidado: equipes do SESI/SC fazem inspeções para verificar cumprimento de normas de segurança (Divulgação)

Deixe seu comentário

Mais lidas