Seis destinos de Santa Catarina estão concorrendo ao prêmio do Concurso TOP 100 - Green Destinations Story Awards, na categoria "People’s Choice Awards", que reconhece histórias inspiradoras de boas práticas para o desenvolvimento sustentável no turismo. A votação popular está aberta e segue até o dia 31 de janeiro, oferecendo aos catarinenses a oportunidade de destacar os municípios no cenário internacional.

Os destinos participantes são: Bombinhas (SC), Jardim da Serra (SC), Itá (SC), Penha (SC), Rota do Enxaimel (SC) e Treze Tílias (SC). Além destes, outros municípios brasileiros estão concorrendo, como Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Fernando de Noronha (PE), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE), Tibau do Sul (RN).

Como votar
Para garantir que um dos destinos brasileiros leve o título, basta seguir o passo a passo:
* Acesse o link da votação: https://opavote.com/en/vote/5100820134100992
* Insira seu e-mail no campo indicado.
* Escolha o destino brasileiro que deseja apoiar.
* Clique em “Enviar” para registrar seu voto.

A votação encerra no dia 31 de janeiro e o resultado será divulgado na cerimônia anual dos Green Destinations Story Awards, realizada durante a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim, no dia 04 de março.

Júri técnico
Dos seis destinos, Penha, também foi reconhecida pelo júri técnico e está concorrendo na categoria Natureza e Paisagem, ao se destacar com a história “Caminhos dos Pescadores, onde a tradição encontra a natureza”. Já na categoria Comunidade Prósperas, estão Sirinhaém, com “O protagonismo da “Mulher Marisqueira de Aver-o-Mar”, e Tamandaré, com “A liderança do Padre Arlindo em busca do desenvolvimento sustentável", ambas em Pernambuco.

O que os municípios concorrentes possuem em comum
O que une as seis cidades catarinenses concorrentes é a participação na Rede DEL Turismo ou no Programa DEL Turismo, uma iniciativa catarinense criada pela Facisc e desenvolvida pelo Instituto DEL. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do turismo por meio da cooperação entre sociedade civil, setor privado e poder público. As ações são planejadas de forma organizada e participativa, com apoio de câmaras técnicas.

Criado em 2012 como um desdobramento do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), o DEL Turismo tem contribuído significativamente para o crescimento sustentável de destinos.

Já a Rede DEL Turismo, que está em sua segunda fase, conta com o apoio do Instituto Educacional da Economia Bávara (bbw), do Governo da Alemanha e de municípios de sete estados brasileiros, como Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. O projeto visa promover o turismo sustentável e reforçar a importância de práticas que integram preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico.