Serviços crescem 12,7% em um ano no Estado catarinense, aponta IBGE
-
O estado cresceu o dobro da média nacional, que foi de 6,3%. (Fotos: Divulgação)
Principal gerador de empregos do estado, o setor de serviços voltou a se destacar no mês de outubro. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (11), aponta que Santa Catarina teve um crescimento de 12,7% na comparação com o mesmo mês de 2023. Isso significa que o estado cresceu o dobro da média nacional no período, de 6,3%.
De acordo com a Fecomércio SC, a alta no estado foi impulsionada principalmente pelos serviços de ‘transportes, serviços auxiliares e correios’, que cresceram 20,2% na taxa anualizada. Outro destaque do mês foi o aumento das receitas com atividades turísticas, que chegou a 18,3%, também o maior do país.
Em relação ao mês anterior, Santa Catarina também teve um resultado consistente, com alta de 1,9%. Nesse recorte, trata-se do sexto maior crescimento do país.
Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o ano de 2024 tem apresentando uma série de indicadores positivos, tanto para os serviços quanto para o comércio. Juntos, os dois setores foram responsáveis por mais de 80 mil empregos gerados até outubro, o que representa 58% do total (140 mil).
“Apesar de um cenário econômico complicado, com juros altos e inflação acima da meta, os serviços e o comércio têm se mostrado muito resilientes, com resultados expressivos. Santa Catarina tem uma economia muito diversificada, o que ajuda a superar esse tipo de situação. Nós seguimos confiantes em bons resultados também no próximo ano”, afirma Dagnoni.
Deixe seu comentário