Programa do Sebrae/SC atendeu 60 empreendedores rurais do oeste catarinense

Em um estande de cores, aromas e sabores, 35 empreendedores rurais do oeste catarinense, participantes do Programa ALI Rural do Sebrae/SC, celebraram o encerramento do primeiro ciclo do ano com uma feira de produtos. O evento, que aconteceu nesta semana no Pollen Parque Científico e Tecnológico em Chapecó, foi um convite para celebrar a agricultura familiar, a cultura local e a diversidade dos produtos da região.

Durante a reunião ocorreu uma palestra sobre inovação no meio rural, seguido de um momento onde que os empresários puderam apresentar suas empresas para o público (pitch), em uma fala concisa de até dois minutos. “Foi uma jornada de oito meses muito produtiva e esse momento é importante, proporcionando a integração dos empreendedores rurais e a oportunidade de apresentarem os seus produtos e serviços. Após o encerramento do Programa, o Agente Local de Inovação (ALI) continua conversando com eles, sugerindo algumas melhorias sobre como vender melhor o seu produto, ajustar a sua apresentação e fazer uma ligação com o seu cliente”, ressaltou o gestor regional no oeste do Programa Rede de Agentes, Réges Chimello.

A consultora sênior do Programa ALI Rural, Micheli Santin, destacou que a feira proporcionou uma vitrine para os empreendedores mostrarem seus negócios, que muitas vezes estão situados em um local de pouca visibilidade. “Temos muitos potenciais, parceiros, fornecedores, clientes, e é nessa conversa que as conexões acontecem, que novos negócios podem ser prospectados e inclusive proporciona continuidade ao processo, porque o ALI Rural está se encaminhando para os últimos encontros do ciclo, mas eles podem continuar formando essa rede de apoio”, comentou.

ALI Rural em Chapecó, Aline Nascimento, ressaltou a gama de produtores atendidos pelo Programa. “Temos esse desafio de enquadrar cada perspectiva dos empreendedores, cada um com a sua demanda, desde controle financeiro, melhoria no processo produtivo e tudo vai se encaixando para melhorar a propriedade desse empresário. Nosso objetivo é fornecer os caminhos para que eles consigam alcançar o pleno desenvolvimento”, pontuou.

MUDANÇAS

A empreendedora rural e proprietária da Padaria Luci, em Xavantina, Juliane Cenci, relatou a experiência positiva em participar do ALI Rural. “Há dois anos estávamos em um processo de mudanças e o Sebrae/SC chegou para aquele pontapé que precisávamos, modificando a nossa logomarca da padaria e dos rótulos. Eles contribuíram muito para o nosso negócio. Muitas vezes temos medo de mudança, do que acontecerá e eles nos auxiliam a encarar os desafios e melhorar no dia a dia”, comemorou.

A Padaria Luci existe há dez anos, e quando os empreendedores começaram a perceber algumas dificuldades, buscaram o auxílio do Sebrae/SC. “Além do ALI Rural, recebemos consultoria pelo Sebraetec, nos ajudando a inovar em nossos produtos e melhorar a nossa produtividade e qualidade da empresa”, finalizou.

OPORTUNIDADE

No mês de agosto inicia mais um ciclo do ALI Rural, no qual serão atendidos mais 60 empreendedores da região. Melhoria da produtividade de pequenos negócios e modernização tecnológica são alguns dos objetivos trabalhados, contribuindo para a inovação e o desenvolvimento dos empresários rurais. Os interessados podem procurar o Sebrae/SC para fazer a inscrição.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora