Um público de mais de 70 pessoas esteve reunido na última sexta-feira (14), na conhecida como Capital da Amizade, Pinhalzinho, para prestigiar o lançamento do projeto Artesanato Turístico. Através de 60 peças únicas e que representam grandes características do município, 14 artesões desenvolveram cuias, taças, bolsas, bordados em toalhas, acessórios, quadros, peças de decoração e outros itens. O que tornou possível essa valorização cultural foi a parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae/SC pela realização do Programa Cidade Empreendedora.

Estiveram presentes no evento o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl, a consultora credenciada ao Sebrae/SC Simone Grobe, os consultores do Sebrae/SC Aline Andres e Alex Rodrigues de Morais, o prefeito Mário Afonso Woitexem, a atendente e agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor Clédia Inês Jacobi Thome, o agente de desenvolvimento Diam Carlos da Silva, os 14 artesãos que integram o projeto e a população em geral.

O prefeito Woitexem destacou a importância de estimular os artesãos locais. “Essa grande parceria com o Sebrae/SC nos possibilitou lançar essa marca que foi construída com muito estudo, relatando a nossa história e identidade, fomentando o turismo municipal. O projeto está impulsionando o surgimento de novos empreendedores em Pinhalzinho, produzindo peças que representam a identidade da nossa Capital da Amizade”.

Durante o evento, Trennepohl comentou o objetivo do Sebrae/SC, em aproximar cada vez mais o microempreendedor do Poder Público. “Entregamos uma etapa muito grande em Pinhalzinho, o artesanato é um segmento que envolve muitas micro e pequenas empresas. A partir desse evento e com o Programa Cidade Empreendedora estamos a cada dia mais levando os produtos desenvolvidos no município aos interessados em adquirir produtos diferenciados e incentivar o desenvolvimento local.

ESTIMULANDO O EMPREENDEDORISMO

O projeto teve início em novembro de 2023, através de um edital público, convidando os artesãos interessados em empreender na área do artesanato. Aline explicou que após a seleção dos inscritos, eles participaram de palestras e workshops de capacitação. “Enfatizamos a importância da qualidade dos produtos artesanais, incentivando o espírito empreendedor. Essa visão deu origem à identidade do projeto, a coleção recebeu o nome de Coleção Amizade, porque Pinhalzinho é a capital catarinense da amizade, essa característica afetiva se reflete no artesanato. A pinha e as araucárias também foram incorporadas à identidade visual, porque a cidade leva isso no próprio nome, a logo do projeto representa uma pinha, se você observar com atenção, ela é formada por elos que simbolizam a união das pessoas”, destacou.

Durante o evento os artesões apresentaram a coleção, composta por 60 peças únicas. Eles continuarão recebendo capacitação através da Sala do Empreendedor, para saber como vender os produtos e como precificar. “Desde a inauguração da Sala em 2020, buscamos maneiras de fomentar todos os setores empresariais do município e o artesanato era um que sentimos muito forte e com um potencial gigante. Começamos a organizar algumas feiras para auxiliar na exposição dos seus produtos, e quando começamos o pacote da atividade empreendedora do último ciclo do Cidade Empreendedora, fechamos essa parceria com o Sebrae/SC para desenvolver o artesanato. Juntamos esses profissionais e elaboramos uma coleção rica em detalhes”, comemorou Clédia.

O processo trabalhado desde 2023, proporcionou acompanhamento a esses artesãos, ensinando-os como vender os produtos pela internet, abordagem ao cliente, técnicas de venda, uso do WhatsApp e outros mecanismos. Paralelo ao Artesanato Turístico, também ocorre o Agroturismo de Pinhalzinho que será lançado no dia 26 de junho.

RECONHECIMENTO

Durante o evento aconteceu também a entrega simbólica do Selo Diamante, a categoria mais alta do Sebrae/SC que avalia e certifica a qualidade do atendimento oferecido aos empreendedores do município. Em março deste ano ocorreu a Premiação do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, em que participaram 68 Salas do estado, na qual 15 ganharam o Selo Ouro, incluindo Pinhalzinho. Destas, somente quatro alcançaram a pontuação necessária para o Selo Diamante.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora