Apoio à transição verde das pequenas empresas
-
Décio Lima participou da abertura do Pavilhão Brasil na COP29 e assinou documentos que colocam as pequenas empresas no contexto climático global (Fotos: Divulgação)
O Sebrae assinou declaração inédita para apoiar os pequenos negócios no caminho da sustentabilidade
Com uma ampla comitiva, o Brasil está presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP29, promovida em Baku, capital do Azerbaijão. O evento teve início no dia 11 e se estende até o dia 22 deste mês.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, participou da abertura do Pavilhão Brasil na COP29, ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ministros do governo federal, governadores e do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana. O espaço foi criado para promover discussões sobre uma economia ecológica orientada por uma transição justa.
Na ocasião, Décio Lima destacou o papel de liderança do Brasil na discussão sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, lembrando que os pequenos negócios não podem ficar de fora desse debate. “O Brasil é observado pelo mundo. Só nós temos seis biomas, incluindo a Amazônia, e o Brasil será sede deste debate no ano que vem”, afirmou ele, referindo-se à COP30, que será realizada em Belém, capital do Pará.
O presidente do Sebrae também enfatizou a importância da inclusão das micro e pequenas empresas nas discussões da COP29. “Os pequenos negócios estão aqui para se inserir no contexto da sustentabilidade, da economia globalizada, da inovação. Eles são a pujança da economia brasileira, representam 95% das empresas do nosso país e são responsáveis pela maior parte dos empregos formais criados”, destacou.
-
Décio Lima participou da abertura do Pavilhão Brasil na COP29 e assinou documentos que colocam as pequenas empresas no contexto climático global (Fotos: Divulgação)
Declaração inédita
Durante a conferência, o Sebrae assinou uma declaração inédita para apoiar a transição verde dos pequenos negócios. A assinatura foi realizada com as agências nacionais de pequenas empresas do Azerbaijão e do Brasil, além do Centro de Internacionalização de Pequenos Negócios da ONU. As organizações também firmaram acordos para estabelecer uma parceria na agenda das pequenas empresas no contexto climático global.
Além disso, o Sebrae assinou a Declaração Conjunta sobre a Coalizão Climática de Baku para a Transição Verde das PMEs, convidando outras instituições internacionais a apoiarem a iniciativa. Esta declaração – a primeira desse tipo – tem como objetivo estabelecer as pequenas empresas como um grupo-chave para avançar na transição verde, com foco na COP30 no Brasil.
Durante a assinatura, Décio Lima reiterou que a sustentabilidade deve ser inclusiva. “A sustentabilidade não pode ser apenas para uma parte da humanidade, precisa ser para todos. Os pequenos negócios são a maioria no planeta. É preciso entender que sustentabilidade não é apenas acumular riquezas. Estamos aqui para dar visibilidade na COP29 à necessidade de haver, nos países, um processo protetivo para as pequenas economias. Assim, esses pequenos negócios poderão alcançar a sustentabilidade em um sistema que não foi feito para eles. Para que a sustentabilidade seja bem-sucedida, é essencial a inclusão de entidades como as nossas, que podem dar passos seguros no mundo atual”, afirmou.
-
Décio Lima participou da abertura do Pavilhão Brasil na COP29 e assinou documentos que colocam as pequenas empresas no contexto climático global (Divulgação)
Deixe seu comentário