Missão internacional promoveu o estreitamento de laços comerciais e culturais com o país europeu

Consolidar a nova rota aérea direta entre Santa Catarina e a Europa, operada pela TAP Air Portugal, e fortalecer as relações bilaterais com o país irmão foram os principais objetivos da comitiva catarinense, liderada pelo governador Jorginho Mello, em missão internacional.
A nova rota Florianópolis – Lisboa promete facilitar o fluxo de turistas europeus para as atrações de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que oferece aos catarinenses uma conexão direta com a Europa, promovendo ainda mais o intercâmbio cultural e econômico.
Comitiva
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, integrou a comitiva catarinense ao lado do secretário de Portos e Aeroportos, Beto Martins, da secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, e de outros secretários estaduais. A comitiva celebrou o sucesso da nova rota, com mais de 19 mil passagens vendidas para os próximos três meses, evidenciando a forte demanda por essa conexão.
Porto de Sines
A comitiva catarinense também esteve no Porto de Sines – o maior do país europeu, situado na região do Algarve, a cerca de 160 km de Lisboa. Durante a visita, foi assinado um termo de cooperação para troca de conhecimento e informações acerca da atividade portuária, principalmente, com relação às novidades tecnológicas e temas como a descarbonização dos portos. “Santa Catarina tem uma logística de transporte eficiente, com cinco portos, e essa parceria com Portugal permitirá avanços significativos, trazendo mais produtos catarinenses para o mercado europeu”, destacou Jorginho Mello.
Para as autoridades, a parceria também é fundamental para ampliar o acesso ao mercado europeu, potencializar as exportações e consolidar novos negócios. O secretário Beto Martins ressaltou que a empresa que opera no terminal da Portonave, em Navegantes, é a mesma que opera no Porto de Sines, o que amplia a possibilidade de ações conjuntas para o desenvolvimento mútuo.
Nova rota
Na cidade do Porto, situada no litoral norte português, a comitiva discutiu, com autoridades locais, a possibilidade de mais uma rota aérea entre Santa Catarina e o país europeu, com operações pela companhia Azul que já faz rotas ligando a cidade portuguesa a outros destinos brasileiros. “É mais um caminho a ser perseguido e eu fiquei muito entusiasmado com mais essa possibilidade. Eu não tenho dúvida que Santa Catarina, que o Brasil, que o turismo, que os empreendedores, que os negócios ganham muito com isso”, observou o governador.
Turismo
Em Fátima, Jorginho Mello conheceu a estrutura do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, um dos locais mais importantes para o turismo religioso de Portugal. A ideia da visita é trazer a experiência portuguesa aos santuários de Santa Catarina, com o da Santa Paulina, em Nova Trento, e reforçar ainda mais o turismo religioso catarinense.
Na sequência, a comitiva foi a Nazaré, onde tomou conhecimento das competições de ondas gigantes que projetaram Nazaré mundialmente e que também movimentam o setor de esportes e turismo português.
Êxito
“A missão em Portugal reforçou os esforços de Santa Catarina em promover o estado como um destino de excelência e fortaleceu as relações comerciais e culturais com a Europa”, pontuou o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.