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26/11/2024 08:59

Entrevista

Exclusiva

A Celesc está comprometida com a modernização e expansão do sistema elétrico em todo o estado, garante Tarcísio Rosa

Por Rita Lombardi

 Publicado 25/11/2024 15:17  – Atualizado 26/11/2024 08:59

  • Presidente da Celesc, Tarcísio da Rosa (Fotos: Divulgação)

Presidente da companhia detalhou os avanços do programa de investimentos e reforçou compromisso de continuar investindo em melhorias para atender às demandas crescentes.

Em entrevista concedida à equipe de Jornalismo da RCN, na sede da empresa, no bairro do Itacorubi, em Florianópolis, o presidente da Celesc, Tarcísio da Rosa, destacou os avanços na infraestrutura energética em Santa Catarina desde que assumiu o cargo, a convite do governador Jorginho Mello. Ele enfatizou que o desafio principal foi garantir que nenhuma empresa ou propriedade rural no estado enfrentasse problemas de falta de energia ou de oscilação. Um dos focos foi atender a demanda crescente do agronegócio, especialmente no interior.

Entre os destaques, está o projeto de 500 km de redes trifásicas, que foi planejado para fortalecer o fornecimento de energia em regiões do Planalto ao Extremo Oeste, priorizando áreas de alta demanda agropecuária. O projeto já foi concluído antes do prazo inicial, com benefícios imediatos para pequenos e médios produtores, eliminando limitações no uso de equipamentos elétricos essenciais para atividades como ordenha automatizada.

Além disso, ele ressaltou os investimentos em turismo na Serra Catarinense, como nas regiões de Urubici e São Joaquim, onde foram aplicados cerca de R$10 milhões para reforçar o sistema e atender o aumento do consumo com a expansão de pousadas e infraestrutura local. Segundo ele, isso trouxe resultados perceptíveis para moradores e turistas, mesmo durante os picos de consumo no inverno.

Tarcísio reforçou que, com o suporte de tecnologias como energia fotovoltaica e o compromisso de atender a demanda crescente, a Celesc está comprometida com a modernização e expansão do sistema elétrico em todo o estado, garantindo confiabilidade e sustentabilidade no fornecimento. Acompanhe os principais momentos da entrevista

Investimentos
O presidente da Celesc detalhou os avanços do programa de investimento da companhia, que prevê a aplicação de R$4,5 bilhões ao longo de quatro anos. Esse planejamento estratégico foi documentado em um livro distribuído aos prefeitos de Santa Catarina, destacando as obras programadas em cada município e por regional – a empresa possui 16 regionais no estado. Tarcísio da Rosa reconheceu como um dos mais importantes, os 500 km de redes trifásicas para atender a demanda do interior, especialmente em áreas de agronegócio e pequenas indústrias.

“Esse trecho já está sendo concluído neste mês de novembro de 2024, com planos para mapear e priorizar novas demandas regionais, garantindo a continuidade do projeto”, acentuou.
O presidente da Celesc também comentou sobre as subestações que estão sendo instaladas próximas a indústrias estratégicas para aumentar a capacidade de produção, gerar empregos e beneficiar não apenas as empresas, mas também as comunidades no entorno.

Segundo ele, nos dois primeiros anos do programa, R$2 bilhões foram aplicados, e os resultados estão dentro do cronograma. Tarcísio garantiu que o planejamento está sendo cumprido e que os investimentos podem até ultrapassar a meta inicial devido à alta demanda.

"O foco permanece na identificação de prioridades regionais e na expansão de obras estruturais, com a perspectiva de continuar o programa com outros 500 quilômetros de redes trifásicas. Esse programa evidencia a abordagem estratégica da Celesc para fortalecer o fornecimento de energia, apoiar o crescimento econômico e atender à crescente demanda no estado", disse ele, destacando que o compromisso da companhia é entregar o que foi prometido dentro dos prazos e com qualidade.

Reconhecimentos e Avaliações
Tarcísio da Rosa comemorou os reconhecimentos que a companhia vem recebendo como uma das empresas mais bem avaliadas no setor elétrico. Ele mencionou os indicadores de desempenho medidos por entidades externas, como A Pesquisa de Satisfação da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica). A pesquisa avalia a percepção dos clientes sobre as distribuidoras de energia no Brasil. “A Celesc tem se destacado consistentemente em aspectos como inovação, satisfação do cliente e eficiência no atendimento”, assinalou.

Outra avaliação positiva, citada pelo presidente da Celesc, é o Índice Aneel de Satisfação do Cliente (IASC). Conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o índice mede a satisfação dos consumidores por meio de entrevistas independentes. “A Celesc vem mantendo bons resultados nesses rankings, refletindo a qualidade do serviço prestado”, pontuou.

Privatização
Tarcísio esclareceu que, embora a privatização tenha ocorrido amplamente no setor elétrico, com poucas distribuidoras estatais remanescentes como a Cemig (Minas Gerais) e a Celesc, essa não é uma prioridade na agenda do governo estadual. Ele reforçou o compromisso do governador Jorginho Mello, assumido durante a campanha, de não privatizar a companhia.

O foco da Celesc, segundo Tarcísio, é consolidar uma empresa pública mais eficiente, forte e capaz de atender às expectativas dos clientes com excelência, destacando que ser uma empresa estatal não é impedimento para alcançar altos padrões de qualidade. "Essa postura é reforçada por uma política de engajamento com colaboradores, clientes e investidores, buscando continuamente melhorar o desempenho e a percepção da empresa 4.0", ressaltou

Desafios

O presidente da Celesc também comentou sobre os desafios enfrentados pela empresa durante a implementação de um novo sistema de informática, baseado na plataforma SAP, em substituição ao sistema próprio que já não atendia às demandas atuais. Ele lembrou a complexidade dessa transição. "A mudança envolveu a migração de dados de 3,5 milhões de unidades consumidoras e todos os processos internos da empresa para o novo sistema. Apesar de prever dificuldades, os problemas encontrados foram muito maiores do que o esperado, impactando a emissão de faturas e a comunicação com os consumidores", reconheceu.

Segundo ele, um dos principais desafios foi o atraso na emissão de contas, o que gerou dúvidas e insatisfação nos clientes. "Muitos catarinenses, habituados a pagar suas contas em dia, ficaram preocupados com a possibilidade de interrupção no fornecimento", observou ele, garantindo que Celesc não aplicou multas nem realizou cortes de energia durante esse período.

Tarcísio da Rosa deixou claro que o objetivo principal do novo sistema é modernizar os serviços, facilitando a interação dos clientes com a empresa por meio de canais digitais, como aplicativos e portais. A ideia é que serviços como pedidos de ligação, alteração de titularidade e reclamações possam ser feitos integralmente online, reduzindo a necessidade de deslocamentos às lojas físicas.

O investimento no projeto foi de aproximadamente R$ 100 milhões, integralmente financiado pela Celesc, sem recursos externos. A empresa utilizou parte de seus recursos próprios e títulos de dívida, como debêntures, para viabilizar a modernização.

Segundo Tarcísio, a Celesc mantém uma posição financeira sólida, sendo procurada por bancos devido à sua credibilidade no mercado. Ele enfatizou que a empresa possui um nível de endividamento estruturado, alinhado às melhores práticas de governança.

Visão de Futuro
Apesar das dificuldades iniciais, o presidente demonstrou otimismo em relação ao futuro da Celesc. Ele destacou o compromisso de continuar investindo em melhorias, como novas subestações, linhas de transmissão e redes trifásicas, para atender às demandas crescentes.

Tarcísio também reforçou o pioneirismo da Celesc como a primeira distribuidora de energia do Brasil a implementar um sistema de gestão dessa magnitude, sinalizando que outras empresas do setor poderão aprender com a experiência catarinense. Segundo ele, a Celesc encara 2025 com expectativas positivas, focando na consolidação de um atendimento eficiente e digitalizado, além de continuar fortalecendo sua infraestrutura e relacionamento com os clientes.

Convite para evento da Adjori/SC

Presidente da Celesc, Tarcísio da Rosa, e o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps
  • Presidente da Celesc, Tarcísio da Rosa, e o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps (Fotos: Comunicação Celesc )

No mesmo dia, o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, fez uma rápida apresentação da Associação e sua presença no mercado editorial em Santa Catarina, por meio de suas 106 empresas associadas, que atuam nos meios impresso e digital.    

Deschamps também entregou ao presidente da Celesc um convite para participação no 50º Congresso Estadual da Adjori/SC, que tem solenidade de abertura na manha do dia 2 de dezembro, no Hotel Faial, em Florianópolis, com palestra do professor e advogado constitucionalista André Marsiglia. Integra a programação, a cerimônia de revelação e entrega de troféus da 25ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, que ocorre a partir das 19h, do dia 2 de dezembro, no Lira Têni Clube, na Capital do Estado. 

  • Presidente da Celesc, Tarcísio da Rosa, e o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps (Comunicação Celesc )

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