Logo Jornal

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024




AUTISMO EM PAUTA

Um amigo dos autistas e de todas as pessoas com deficiência

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Um amigo dos autistas e de todas as pessoas com deficiência
Foto:
- Vereador Bruno Hartmann

Coluna_Autismo.pdf - visualizar documento

No dia 22/11/23, em Lages, infelizmente faleceu o vereador Bruno Hartmann, que foi responsável por inúmeras conquistas voltadas aos autistas e a todas as pessoas com deficiência ao propor inúmeros projetos de lei, dentre eles:

Lei nº 4365/2019: Fica assegurada a prioridade do estudante com deficiência locomotora permanente e do estudante com Transtorno do Espectro Autista a se matricular em escola mais próxima a sua residência.

Lei nº 4325 de 03 de abril de 2019: Fica instituído, no município de Lages, o mês “Abril Azul de Conscientização do Autismo”, a ser comemorado anualmente no mês de abril, passando este mês a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Lei nº 4.560, de 11 de abril de 2022: Determina como permanente o caráter do laudo que diagnostique o Transtorno do Espectro Autista - TEA e Síndrome de Down no Município de Lages.

Lei nº 4634 de 29 de março de 2023: Estabelece penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas e agentes públicos que discriminem as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no âmbito do município de Lages e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 0003/2023Dispõe sobre o direito de preferência da pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA e outras deficiências na aquisição de imóvel popular nos programas habitacionais do município de Lages ou subsidiados por este.

Além disso, Bruno teve participação decisiva na construção da primeira Praça Sensorial de Santa Catarina. Segundo a psicóloga Vivian Fatima de Oliveira, “Bruno como sempre atuou na vereança dentro das perspectivas de união e colaboração, teve a ideia de reunir todas as organizações da sociedade civil e instituições de Lages que atuam diretamente com todas as pessoas com deficiência, para que cada uma contribuísse com as especificidades necessárias para o lazer, conforme prevê a lei federal 13.146/2015 e deste modo atingir com excelência o projeto e execução da Praça Sensorial com acessibilidade universal, e este sonho do Bruno tornou-se uma realidade”.

Em julho de 2023, Bruno e sua equipe visitaram Gaspar para conhecer o Laboratório Maker, junto da Escola Norma Mônica Zabel; ficou muito feliz com o que viu e estava buscando trazer para Lages os avanços que conheceu.

Com certeza, o vereador Bruno Hartmann servirá de exemplo para a presente e futuras gerações, deixando um legado de luta pela inclusão e melhor qualidade de vida para todos; sendo merecedor de inúmeras homenagens e do eterno reconhecimento da sociedade catarinense.

Até a próxima!

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br