Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




AUTISMO EM PAUTA

PM/SC prestando atendimento equoterapêutico para autistas e pessoas com outras deficiências

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Por Adair Alexandre Pimentel

PM/SC prestando atendimento equoterapêutico para autistas e pessoas com outras deficiências
Foto: Divulgação / PMSC
- Jader Peron Schlichting, Tenente Coronel da Polícia Militar

Na coluna desta semana nosso convidado é o Tenente-coronel Polícia Militar, Jader Peron Schlichting, atual comandante do Regimento de PM, Montada da PM/SC; segundo o nosso convidado, desde o ano de 1998 a Cavalaria realiza o atendimento equoterapêutico para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.

Hoje, através do convênio firmado com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), o Regimento, localizado em São José/SC, possui uma equipe multidisciplinar completa para realização do atendimento, além de salas específicas para avaliações e espera dos pais/acompanhantes. Além disso, o Comandante destaca que através da parceria com a FCEE há, em andamento, um projeto na ordem de R$ 3,2 milhões de reais para ampliação e reforma do picadeiro coberto visando proteção contra vento e chuvas; bem como a construção de uma nova estrutura específica com sala de fisioterapia, reuniões, alojamentos, banheiros, selaria, entre outras melhorias na sede do Regimento.

É importante informar que além da Grande Florianópolis, são realizadas ações de Equoterapia pela PMSC nas unidades de Cavalaria das cidades de Joinville, Lages e Chapecó; em caso de interesse acesse o portal: www.pm.sc.gov.br para fazer contato com estas unidades. Para participar da Equoterapia na Grande Florianópolis o processo de seleção é realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial; onde o interessado deve entrar em contato com a FCEE através dos telefones 48-3664.4860 / 48-3664.4932 e/ou pelo e-mail: fcee@fcee.sc.gov.br.

Para o Tenente-coronel PM, Jader Peron, a equoterapia é um método terapêutico consolidado, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, além de ser regulada por lei federal; que estimula respostas no sistema nervoso central e que pode resultar em melhoras tanto no aspecto físico quanto psicossocial, bem como na evolução da interação social e da linguagem dos praticantes.

Até a próxima!

Fonte: PMSC

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br