Atenção Compartilhada, Brincar Simbólico, Engajamento e Regulação

Nesta edição, vamos discorrer sobre o modelo JASPER, uma abordagem terapêutica baseada na combinação de princípios de desenvolvimento e comunicação, desenvolvido pela dra. Connie Kasari, que é professora de estudos psicológicos em Educação e Psiquiatria, na Universidade da Colifórnia - (UCLA).

O modelo JASPER é uma intervenção baseada numa rotina de jogos em grupo, que encoraja a criança com Transtorno do Espectro Autista - (TEA) a perceber seus colegas e participar de uma atividade compartilhada. 

O objetivo desse tratamento é melhorar as habilidades sociais e de comunicação dessas crianças, principalmente as não verbais ou pouco verbais, pois estimulam a atenção conjunta e habilidades ligadas ao desenvolvimento da fala. 

Nesse modelo, por exemplo, usa-se atividades cotidianas das crianças como: práticas de jogos e brincadeiras, regar as plantas e cuidar da aparência  para que interajam com o terapeuta, educadores e outras crianças também; o método foi pensado para ser aplicado, de uma forma simples, por terapeutas e educadores treinados, sendo uma intervenção mais acessível, principalmente para as famílias de baixa renda.

Segundo o professor Peter Mundy, PhD, da UCLA: “O modelo de tratamento JASPER é um dos avanços mais significativos na intervenção precoce para o autismo nos últimos 30 anos”.

Quem tiver mais interesse sobre o modelo JASPER pode encontrar informações no endereço: htttps://www.jaspertraining.org/

Até a próxima!