Logo Jornal

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024




AUTISMO EM PAUTA

Blumenau garante espaços preferenciais para autistas e demais pessoas com deficiência

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Por Adair Alexandre Pimentel

Blumenau garante espaços preferenciais para autistas e  demais pessoas com deficiência

Na terceira edição da coluna autismo em pauta para a RCN - Rede Catarinense de Notícias, ficamos muito felizes de poder relatar conquistas históricas para a comunidade autista que reside no município de Blumenau/SC.

A primeira conquista diz respeito às duas vagas de estacionamento preferencial para autistas e que também poderão ser utilizadas pelas demais pessoas com deficiência, localizadas no início da rua XV de Novembro, próximas da sede da AMA Blumenau e Microrregião; com certeza irão facilitar o acesso dos autistas e seus familiares, que necessitam participar das sessões de terapias e/ou realizar alguma outra atividade no centro da cidade.

Além disso é preciso destacar a importância da Lei municipal nº 9.195/2022, que estabelece a implantação de adesivos indicando a existência de bancos especiais para autistas no transporte urbano do município; o que permitirá que os autistas e seus familiares possam usufruir de um dos seus principais direitos: o de serem incluídos de forma plena pela sociedade, estando em qualquer lugar.

Outra conquista, importantíssima, se refere à emissão pela SMTT - Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau - da credencial de estacionamento para vaga especial, contendo a impressão da FITA QUEBRA-CABEÇA símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista, instituído pela Lei federal 13.977/2020 e pela Lei estadual catarinense 18.167/2021, como símbolo para identificar os estabelecimentos que possuem ATENDIMENTO PRIORITÁRIO voltado aos AUTISTAS.

É importante destacar que para o prefeito do município de Blumenau Mário Hildebrandt "são novidades como estas que criam uma realidade com maior igualdade social, por isso esse olhar é importante na gestão de um município".

Já para a presidente da AMA Blumenau e Microregião Ana Paula Muller "o indíce de autismo tem aumentado e por isso é preciso falar mais sobre o seu símbolo; e também torná-lo mais visível, para que as pessoas tenham conhecimento do que ele representa".

Ações como estas são importantíssimas, pois impactam positivamente no dia a dia de cada AUTISTA e seus familiares; isto é inclusão na prática.

Até a próxima!

Contatos do colunista:

@adairalexandrepimentel

adairaalexandrepimentel@yahoo.com.br


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br