Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




Autismo em Pauta

Ama Serra Catarinense emite Nota sobre conduta que afronta política de proteção às pessoas com TEA

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Fato ocorreu com um colaborador da empresa Star Jump Trampolins, localizada no Lages Shopping Center

Ama Serra Catarinense emite Nota sobre conduta que afronta política de proteção às pessoas com TEA
Foto: freepik
-

Confira o posicionamento da Ama Serra Catarinense


Nota de Repúdio 

A AMA SERRA CATARINENSE vem a público, repudiar a conduta de colaboradores da empresa STAR JUMP TRAMPOLINS, localizada no LAGES SHOPPING CENTER, pelo fato ocorrido na data de 13/01/24 (sábado), onde a empresa através de sua colaboradora ordenou e forçou a retirada de uma criança com Transtorno do Espectro Autista de dentro de um dos seus equipamentos, contra a vontade da responsável e de forma completamente inadequada.


O fato em si, causou sérios transtornos emocionais e psicológicos à criança, ocasionando estresse traumático em seu comportamento diário.

A empresa justificou a retirada forçada da criança pela não utilização da meia antiderrapante, justificativa esta que não possui normativa para regulamentar a conduta por parte da empresa. A atitude da empresa STAR JUMP TRAMPOLINS é ABUSIVA e afronta o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº. 13.146/2015) e da Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno de Espectro Autista (Lei nº. 12.764/2012).

Outras condutas abusivas já foram relatadas por familiares de crianças com TEA, em que a empresa obrigava os pais a acompanharem seus filhos, nos equipamentos, sendo que estes apresentavam autonomia para as brincadeiras sem a necessidade de acompanhante, caracterizando atitudes capacitistas por parte dos colaboradores desta mesma empresa.

Nosso apoio à criança e seus familiares.

Solicitamos às autoridades competentes a apuração dos fatos para que as medidas legais sejam tomadas com a devida responsabilização dos envolvidos.

Casos como este reforçam a DISCRIMINAÇÃO e impedem a INCLUSÃO de AUTISTAS em nossa sociedade!

Flávio Formento Antunes

Presidente AMA SERRA CATARINENSE

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br