Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




Autismo em Pauta

AMA BLUMENAU e Microrregião: há 09 anos apoiando AUTISTAS e familiares diante das suas dificuldades

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Por Adair Alexandre Pimentel

AMA BLUMENAU e Microrregião: há 09 anos apoiando AUTISTAS e
familiares diante das suas dificuldades
Foto:
- Ana Paula Müller

Nesta edição, convidamos a fonoaudióloga Ana Paula Müller - Presidente da AMA BLUMENAU e Microrregião, para falar sobre os 09 anos de existência desta instituição tão importante para a causa autista em Santa Catarina.

Ela nos relata que iniciou seus trabalhos na Clínica Apoio, numa época em que poucas pessoas conheciam o autismo, mas que um dia um grupo de pais, que passavam por dificuldades em terem seus filhos aceitos no ensino regular, resolveu fundar a AMA - Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião; naquela época começaram a realizar ações de conscientização e com o apoio do Ministério Público, realizaram trabalhos com as escolas.

O  serviço clínico da AMA começou em 2015 e com a realização de seminários, grupos de pais, festas beneficentes e ações de inúmeros parceiros, seguem mantendo os atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para 30 crianças, com idades entre 0 e 14 anos.

Ela destaca que entre as principais ações da AMA BLUMENAU está: priorizar o diagnóstico precoce, dar atendimento especializado para as crianças e instrumentalizar os pais.

Recentemente, da parceria entre a AMA BLUEMENAU e a PMSC - Polícia Militar de Santa Catarina surgiu um projeto ainda maior e de grande alcance: O Treinamento de Identificação e Atendimento da pessoa com o TEA, o qual trouxe, para inúmeras famílias, segurança ao sair de casa com seus filhos; pois agora não se sentem mais julgados e incompreendidos, sentem a oportunidade de efetivamente serem incluídos na sociedade.

Os resultados destes treinamentos são animadores, segundo ela já foram treinadas cerca de 3.000 pessoas entre: colaboradores de Shoppings, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares, Professores da Rede Estadual de Educação, clubes entre outros; devendo chegar a 5.000 pessoas, capacitadas, até o final de 2022.

Segundo ANA PAULA MÜLLER um dos principais objetivos da AMA BLUMENAU é o de mobilizar os municípios para a criação de políticas públicas  para o tratamento do TEA, pois com o índice de 01 autista a cada 44 nascimentos, temos hoje uma epidemia; ela destaca que  já é hora do poder público assumir a responsabilidade pelo diagnóstico e pelo tratamento das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista - TEA.

Para conhecer melhor o trabalho da AMA BLUMENAU acesse: @amablumenau; ou entre em contato pelo telefone (47) 997387790 e/ou pelo e-mail: amablumenau@hotmail.com

Até a próxima!

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br