Logo Jornal

Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024




Opinião

Ousadia e protagonismo de SC nos Estados Unidos

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Por Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC

Ousadia e protagonismo de SC nos Estados Unidos
Foto:
- Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação da Indústrias de Santa Catarina

Presenciei neste mês um exemplo emblemático da capacidade industrial catarinense, quando participei, no Tennessee, nos Estados Unidos, do evento que marcou a inauguração da Portobello América. O arrojado movimento da fabricante de cerâmica de revestimento nascida em Tijucas, de criar raízes profundas ao abrir uma planta fabril no maior e mais disputado mercado mundial, serve de inspiração e de referência para que mais empresas de nosso estado avancem nesta mesma direção. É uma prova de que é possível, sim.

Trata-se de uma planta fabril notável, com praticamente um quilômetro de comprimento. Estado da arte no setor, ela está preparada para dar suporte a estratégias de mercado com inovação, sustentabilidade e design. Estar próximo, conhecendo e adaptando-se às necessidades e desejos do consumidor são premissas sine qua non adotadas pelas empresas internacionalizadas.

Isso é ainda mais relevante num mundo em transformação como o atual, em que os países se deram conta de que a indústria é um ativo estratégico para o desenvolvimento e para a garantia de suprimento do mercado. Ao constatar os impactos da excessiva concentração da produção na Ásia, as nações descobriram que a participação nas cadeias globais de valor precisa considerar mais do que preço e qualidade: deve levar em conta também componentes como a confiabilidade e afinidade. Para o Brasil, e particularmente Santa Catarina, trata-se de uma grande oportunidade, como concluímos, mais uma vez, há alguns dias, durante os debates sobre neoindustrialização, no evento Radar Reinvenção.

O movimento da Portobello é uma mostra clara de que o empresário industrial catarinense está atento a este cenário internacional em transformação, em que o mundo está aprendendo a produzir de um novo jeito. É motivo de orgulho ver que tantas companhias nascidas em nosso estado ganharam o mundo e estão avançando cada vez mais com suas estratégias globais. A ousadia e o protagonismo são marcas registradas do industrial catarinense. A determinação da Portobello confirma que nossa indústria não só quer fazer o novo, trazer o novo, criar o novo; mas também ser o novo.


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br