Por Fernando Willrich

Um anúncio na internet chama sua atenção, pois oferece aluguel na cidade para onde vai passar as férias com um ótimo preço, bem abaixo do que você viu em suas pesquisas. Há fotos da residência e tudo parece estar certo. Por isso, você atende ao pedido de quem oferece o imóvel e, na confiança, faz um pagamento antecipado para garantir a reserva. Você viaja com sua família, mas quando chega à cidade, a surpresa não é nada agradável. Não existe imobiliária, não existe corretor e não existe sequer o imóvel.

Infelizmente, esta não é uma ficção. A situação é mais comum do que se possa imaginar e acontece todo o ano. Criminosos montam sites e perfis falsos nas redes sociais e se passam por corretores, sendo na verdade contraventores. E quando a pessoa percebe, é tarde demais. Já foi enganada. Fica com a família em uma situação de desalento, sem ter onde ficar, com um prejuízo que pode inclusive comprometer o lazer planejado, substituindo a diversão e o descanso por uma tremenda dor de cabeça.

Para evitar problemas como esse, o melhor caminho é incluir um item fundamental em sua pesquisa: verifique se profissionais e imobiliárias que oferecem os imóveis estão regularmente credenciadas pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC). Para isso, basta pesquisar no site creci-sc.gov.br. Negócios feitos com empresas e profissionais credenciados pelo Conselho trazem a segurança e a tranquilidade que você precisa, ainda mais quando está vindo de fora para curtir suas merecidas férias.

Também é importante estar atento aos chamados "plaqueiros", que ficam nas ruas para oferecer imóveis de temporada. Além de burlarem o exercício regular da profissão, há o risco grande de que a moradia não seja adequada, fato que você vai descobrir somente depois de alugar. Já profissionais e imobiliárias habilitadas realizam um trabalho de vistoria e precisam seguir uma série de regras para que o cliente receba de fato o que foi anunciado e tenha as devidas garantias colocadas em contrato. Do contrário, o inquilino pode ter problemas com segurança, mau funcionamento de itens importantes e outras dificuldades que certamente estragarão um momento que deveria ser de descanso e alegria familiar ou entre amigos.

Mesmo que você alugue por um site regular, outro ponto importante é ficar atento às regras dos condomínios, em especial para realização de festas e confraternizações. Verifique essas informações antes de fechar negócio.

O CRECI/SC trabalha por um mercado regularizado, em defesa dos profissionais capacitados, justamente por ser a melhor forma tanto de reconhecer a importância do corretor e da corretora de imóveis, quanto de proteger a sociedade de golpes e irregularidades.