Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




ARTIGO

O Conselho Estadual de Turismo e seu fomento ao setor

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Por Leandro Ferrari

O Conselho Estadual de Turismo e seu fomento ao setor
Foto:
- Por Leandro Ferrari, presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET)

O Conselho Estadual de Turismo (CET) organizou um documento em forma de manifesto, sugerindo diretrizes ao poder público, principalmente ao governo estadual, para que um de nossos principais ativos econômicos seja desenvolvido ainda mais, com organização e sustentabilidade.

O material enviado pelo trade turístico de todas as regiões do Estado de Santa Catarina foi analisado por um corpo técnico especializado, empenhado em unir forças para o crescimento deste segmento, que movimenta diversos setores da economia. A ideia é fomentar o turismo, com foco na geração de emprego e renda, além da recuperação das empresas e atração de investimentos para Santa Catarina.

O objetivo do Manifesto é que o Governo tenha ali uma "cartilha" para discutir, deliberar e propor as diretrizes da política de desenvolvimento turístico, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais, dentro dos anseios do trade catarinense que vive na ponta as necessidades para se fortalecer o setor.

Foram propostos um planejamento como pilar de transformações, inserindo projetos de pesquisa e gestão, a necessidade de verificação de legislações relativas ao setor, o incremento de investimentos em infraestrutura e a constante necessidade de capacitação, comercialização e promoção dos atrativos catarinenses, além de o apoio a novos.

Entre as ações propostas estão a elaboração de um Plano Estadual de Turismo do qual também foi elaborado um modelo de Projeto de Lei do Turismo, a realização de concurso público para aumento no número de servidores da SETUR; o fortalecimento dos Grupos de Trabalho (GTs) dos diversos segmentos turísticos, o apoio financeiro aos municípios para às ações do Programa Bandeira Azul e a implantação, na SETUR, de uma estrutura de apoio à elaboração de projetos.

Sugere, ainda, que a composição do CET sempre contemple uma cadeira para representantes de cada uma das regiões turísticas do Estado e também as entidades que trabalham o turismo no estado e ali não estão representadas.

O Conselho Estadual de Turismo cumpre o seu papel de auxiliar e tornar cada vez mais visível seus produtos e suas rotas. Portanto, considera essencial a troca de conhecimento entre todas as áreas da sociedade civil organizada.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br