ARTIGOS

artigo

O segredo do Oeste Catarinense, por Fabrício Oliveira

Esta semana estive fazendo uma visita ao Oeste Catarinense. E apesar dos poucos dias, pude perceber o porquê de a pujança da economia da região refletir por todo o Brasil. A força da agroindústria - que tão inteligentemente torna aliados o produtor familiar, a cooperativa e a grande indústria, não está à toa nas geladeiras, fogões e mesas de milhões de brasileiros País afora.

Das conversas que mantive com representantes dos diversos setores, percebi que o empreendedorismo está em suas genéticas. Todos acreditam em suas potencialidades, e fazem desta fé o motor que faz girar a economia e que constrói não só uma região, mas um Estado, com mais oportunidades e melhor qualidade de vida.

Apoiar e estimular esse espírito vitorioso, de quem empreende e acredita que as mudanças dependem do esforço de cada um de nós, é que deve ser o foco das políticas públicas estaduais. Facilitar a vida de quem quer empreender é a chave para seguirmos avançando. Os governos, em especial o Estadual, não pode atrapalhar, criar obstáculos nos caminhos a serem trilhados. Ele deve ser um facilitador.

E é com esse pensamento que estamos administrando Balneário Camboriú. Prática que nos permitiu, apesar da pandemia, seguir crescendo. Com diálogo permanente com os empreendedores da cidade e com aqueles que desejam investir em Balneário Camboriú, criamos ambientes econômicos saudáveis, sem corrupção e com redução da burocracia.

Os resultados têm sido absolutamente positivos. Um dos pilares da nossa economia, o turismo, tem sido objeto de grandes investimentos privados. O atracadouro que recebe os cruzeiros, o Aquário, a Roda Gigante, o Museu do Automóvel - só para ficar nesses exemplos, são investimentos que mudaram o perfil do turismo. Passamos do turismo apenas de sol e mar para atrações do ano todo. Resultado possível pela visão empreendedora de catarinenses e por políticas públicas que colocamos em prática que os estimulou.

Santa Catarina tem muito a aprender com a experiência do Oeste. Síntese de um povo que está presente em todas as regiões do Estado e que representa boa parte da nossa economia, os catarinenses do Oeste devem se orgulhar pela contribuição que dão ao Estado e ao Brasil. A sua ética fundada no trabalho, com certeza, é o grande segredo deste sucesso. E tenham certeza, nos serve de estímulo em nossa caminhada.


Fabrício Oliveira foi vereador, deputado federal e é prefeito reeleito de Balneário Camboriú





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br