ARTIGOS

Mulheres: lutas e glórias

Foto: Divulgação

Das 25 vagas eletivas no Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc) - primeira associação de advogados do Estado -, 15 são ocupadas por advogadas. Em suas mais recentes edições, a Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra, maior honraria concedida pelo Instituto, foi outorgada a três grandes juristas: doutoras Solange Donner Pirajá Martins (2019), Susana dos Reis Machado Pretto (2020) e Elza Galdino (2021). Também em 2021 tivemos a primeira mulher a presidir o Iasc em 90 anos, doutora Marina Zipser Granzotto.

Mais que discursos lançados ao vento, nossa prática demonstra que entendemos as mulheres como credoras da própria história humana. Em qualquer momento de evolução social evidencia-se a presença das mulheres, não como coadjuvantes, mas como protagonistas desses enredos, muitos deles permeados de sangue, dor, suor, luta e lágrimas.

Estas ponderações nos levam a render graças às mulheres, mães, mestras, mentoras de todos nós em quaisquer das profissões ou funções que exercem, acordando a nação e impulsionando lares, destacando-se no comércio, na pesquisa, na política, na Justiça e na economia, em efetiva participação.

Neste 8 de março - Dia Internacional da Mulher - é preciso celebrar as conquistas ao longo dos séculos em busca de igualdade de direitos civis, econômicos, sociais, trabalhistas, políticos, por melhores condições de vida e de trabalho.

Mas é indispensável, também, que se continue lutando pelo fim da discriminação e, especialmente, pelo fim do assédio e da violência contra a mulher, que precisam ser cruamente expostos e exemplarmente punidos, em qualquer instância.

A escritora e filósofa Simone de Beauvoir alertava que "é pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta". E se assim for, cabe a cada um de nós propiciar as condições para que este trabalho se realize dentro de um ambiente justo e seguro.

É um privilégio estar ladeado de grandes mulheres de lutas e glórias, cuja contribuição é fundamental ao engrandecimento do nosso Instituto. A todas elas, meus cumprimentos e agradecimentos.

E, neste dia histórico, os parabéns a todas as mulheres, especialmente às colegas advogadas, construtoras diárias da cidadania e das liberdades!

Autor: Gilberto Lopes Teixeira - Presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina e do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br