Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




Data Comemorativa

Dia do Cooperativismo: um modelo de negócio em ascensão

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Por Engº Gelásio Gomes, Presidente do Conselho Administrativo da CredCrea, Cooperativa de Crédito,

Dia do Cooperativismo: um modelo de negócio em ascensão
Foto:
- Engº Gelásio Gomes, Presidente do Conselho Administrativo da CredCrea, Cooperativa de Crédito

Neste sábado, dia 1º de julho de 2023, se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que é tradicionalmente celebrado no primeiro sábado do mês de julho. Instituída em 1923 pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a data tem o objetivo de celebrar a união dos povos envolvidos neste modelo solidário de desenvolvimento e negócios. Nascido na Inglaterra durante o século XIX, o cooperativismo surgiu como uma alternativa econômica para pequenos tecelões atuarem no mercado e a organização do grupo foi tão bem-sucedida que acabou se tornando exemplo, devido ao seu sucesso desde o início, sendo estendido para outros segmentos como agropecuária, crédito, transporte, consumo, infraestrutura, saúde e trabalho.

Quase 200 anos depois da criação da primeira cooperativa, o formato de organização social em prol dos associados mantém suas características seguindo os valores cooperativistas da ajuda mútua, democracia, igualdade, equidade, solidariedade, honestidade, transparência e responsabilidade social. Em relação às Cooperativas de Crédito, hoje mais de 800 instituições estão estabelecidas no país e regulamentadas pelo Banco Central do Brasil, organizando-se em três níveis: as singulares, que realizam as operações diretamente com os cooperados; as centrais, que prestam serviços às suas filiadas; e as confederações de centrais, conhecidas como sistemas cooperativos, que buscam economia e ganho de escala às suas associadas. 

Essas instituições oferecem os mesmos tipos de produtos e serviços que um banco tradicional, mas com diferenças significativas que acabam se tornando vantagens competitivas. A principal diferença está no controle societário: enquanto nos bancos o voto é proporcional à participação societária, nas cooperativas cada cooperado tem direito a um voto nas assembleias, independentemente do valor de sua participação no capital. Além disso, os cooperados são usuários dos serviços da cooperativa e ao mesmo tempo são donos do negócio, participando da gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.

Exemplo disso é a CredCrea, considerada atualmente a maior Cooperativa de Crédito segmentada em número de associados no Brasil. Com 21 Postos de Atendimento e Relacionamento em cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do atendimento digital em todo o território nacional. A Cooperativa é filiada ao Sistema Ailos e tem por objetivo oferecer soluções financeiras completas com condições atrativas e diferenciadas aos seus cooperados. Para o Engº. Gelásio Gomes, Presidente do Conselho Administrativo da CredCrea, outro grande diferencial está na especialidade do público para o qual a cooperativa pode atuar como, por exemplo, Engenheiros e Arquitetos.

Em Cooperativas de Crédito segmentadas, as soluções financeiras são desenvolvidas pensando em necessidades específicas dos profissionais atendidos e abrangem crédito pessoal, crédito para geração de energia, aquisição de imóveis ou construção/locação, aquisição da plataforma BIM; seguros como o de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) e Responsabilidade Civil Obras (RC Obras); consórcios para aquisição de maquinários ou drones entre outros.

Para além destes serviços, as cooperativas também oferecem produtos tradicionais como financiamentos, investimentos, cartão de crédito, previdência, Pix, conta corrente, cheque, limites rotativos e outros.

O desenvolvimento pessoal e profissional também é estimulado quando os profissionais se vinculam às Cooperativas de Crédito. Seguindo um dos princípios cooperativistas — o da Educação, Formação e Informação — são disponibilizados centenas de cursos gratuitos de conhecimentos gerais e/ou exclusivos para o segmento profissional através de plataformas EAD, assim como realizadas outras iniciativas, como subsídio de projetos customizados de consultoria e desenvolvimento de negócios para Micro e Pequenas Empresas, qualificando os profissionais com conteúdos que envolvem Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Empreendedorismo, Planejamento, Produtividade e Qualidade, Legislação, Finanças, Contabilidade e Serviços Financeiros.


Engº Gelásio Gomes, Presidente do Conselho Administrativo da CredCrea, Cooperativa de Crédito,



logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br