ARTIGOS

ARTIGOS

Dia Internacional da Mulher e o mercado de trabalho

Foto: Fernanda Kleinebing/Agência Adjori SC de Jornalismo

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher, data celebrada, oficialmente, desde a década de 1970. A data vem para nos lembrar da luta histórica das mulheres por igualdade social, econômica e educacional. Nos dias de hoje, essa luta persiste, pois as diferenças, tanto na vida social quanto no mercado de trabalho, ainda existem. Como homens, nunca conseguiremos entender como essa realidade afeta o dia a dia das mulheres, mas podemos fazer o possível para amenizar estas situações.

No jornalismo, elas são a maioria. Dados do Censo de 2010 - último realizado pelo IBGE - apontam que 58% dos jornalistas com idade entre 20 e 29 anos são mulheres. A pesquisa Mulheres no Jornalismo Brasileiro, realizada pela Abraji, em 2017, mostra que, nas últimas décadas, o mercado jornalístico mudou significativamente e a participação de homens e mulheres nas redações tornou-se mais equilibrada.

Mesmo com os avanços, é nosso dever, como homens, zelar por um ambiente de trabalho acolhedor. Esse ano, o tema do Dia Internacional das Mulheres da ONU Mulheres é "Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável". A temática enfatiza a contribuição de mulheres e meninas que estão trabalhando pela sustentabilidade, um dos maiores desafios do século XXI.

Esses desafios mostram que a luta histórica das mulheres por mais igualdade deve ser reconhecida e respeitada. Nesse dia simbólico, enfatizo a força de todas as mulheres que lutam por seus direitos e de suas semelhantes, em especial, as jornalistas que fazem parte da Adjori/SC e que contribuem para um mundo melhor.

Feliz Dia da Mulher!

Autor: José Roberto Deschamps - Presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC)



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br