ARTIGOS

artigos

Dia dos Advogados, por Hélio Brasil

Hoje é o Dia do Advogado, e mais do que nunca é importante prestigiar esses profissionais que são responsáveis por representar os cidadãos perante a justiça. Estudiosos afirmam que existem indícios da defesa de pessoas desde o terceiro milênio antes de Cristo. No Brasil, a advocacia começou a ser exercida na época de Dom Pedro I, em 1827, quando cursos foram implantados e a profissão legalizada. 

Parabenizo todos os colegas de profissão por esse dia, em que comemoramos a data de criação das duas primeiras faculdades de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. 

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e quando existe uma situação fora dessas normas, entra o trabalho do advogado, que é nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Nós advogados temos a missão de analisar os casos e defender os direitos do indivíduo com base na lei, jurisprudência e princípios, buscando soluções alternativas, sempre em busca de cooperar e defender a ordem jurídica. Devemos lutar sempre por uma sociedade mais justa e proteger a democracia.

Para isso, foi criada, em 1930, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além de ser a instituição máxima de representação de nós, advogados, a OAB fiscaliza e orienta o exercício da advocacia, para que esse defenda sempre a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático, os direitos humanos e a justiça social. 

Como representante dos advogados, a OAB deve lutar pelos interesses da categoria, defender suas causas baseada em valores como ética, lealdade, fidelidade, responsabilidade, idoneidade e competência, assim como cada um de nós, representantes dos cidadãos perante a justiça. 

Que esse Dia do Advogado sirva para relembrarmos e valorizarmos ainda mais as bases e os valores da nossa profissão.


Por Hélio Brasil, advogado





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br