Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




ARTIGO

Desafio Tributário: o Brasil tem que mudar

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Por Matheus Cadorin

Desafio Tributário: o Brasil tem que mudar

O Brasil encara um desafio monumental que impacta diretamente a qualidade de vida de seus cidadãos: a gestão tributária. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação divulgou um estudo que coloca nosso país na última posição entre 30 nações no Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES). Essa constatação é não apenas alarmante, mas um chamado para ação imediata.

MÁ GESTÃO - A população sente na pele a disparidade entre a alta carga tributária e a baixa qualidade dos serviços públicos, que salta aos olhos de qualquer um. E estas são questões que estão diretamente relacionadas. Quem faz uma má gestão do dinheiro arrecadado através da cobrança de impostos sempre resolve os problemas criados por essa própria má gestão da pior maneira possível: aumentando impostos. Enquanto isso, recursos destinados a melhorias fundamentais, como educação e saúde, estão sendo aplicados de maneira inadequada.

Países como Irlanda, Suíça, Austrália, Estados Unidos e Coreia do Sul lideram o ranking do IRBES, destacando uma gestão eficiente dos recursos públicos. Neste contexto desafiador, Santa Catarina emerge como um dos cinco melhores estados brasileiros, apresentando um retorno mais favorável à população. Essa realidade nos prova que a boa gestão é alcançável, mesmo em um cenário nacional complexo.

EXEMPLO LOCAL - A reforma tributária é uma solução crucial para transformar esse panorama. Devemos direcionar a arrecadação para o local de residência do cidadão, fortalecendo a exigência por uma gestão eficaz. A experiência positiva vivenciada hoje em Joinville deve servir de inspiração para outras regiões trilharem o mesmo caminho.

Defendo com firmeza a posição do NOVO 30, que administra Joinville. Ela propõe um "Estado Simples, Leve e Eficiente". E como se consegue isso? Com uma estrutura administrativa enxuta, equilíbrio nas contas públicas, simplificação das leis e outras propostas que visam trazer eficiência ao sistema.

APOIO CRUCIAL - É imperativo repensar a aplicação dos recursos, buscar soluções eficientes e promover mudanças substanciais para impactar positivamente a vida dos catarinenses e brasileiros como um todo. Estamos dedicados a esse desafio, e seu apoio é crucial. Juntos, podemos trilhar um novo caminho, transformando desafios em oportunidades.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br