ARTIGOS

artigo

Capacidade de superação, por Ivan Tauffer

Setor que conviveu com muitas perdas de receitas e de empregos, desde o início da pandemia, com impacto direto nos seus resultados, o varejo começa a dar sinais de recuperação. A importância do comércio não se limita apenas à contribuição na movimentação da economia, mas também pela função social e de recolhimento de impostos.

Assim, os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trazem um pouco de alento para quem vinha acumulando perdas sucessivas desde o ano passado.

No levantamento, é revelado que as vendas do comércio varejista ampliado, que envolve todas as atividades, incluindo materiais de construção e veículos, subiu 36,8% em Santa Catarina em abril, na comparação com o mesmo período de 2020. Em março, o setor também apresentou crescimento de 26%, neste mesmo parâmetro.

Os desafios ainda são enormes, as dificuldades ainda estão presentes, mas o crescimento das vendas do varejo traz uma perspectiva mais favorável de equilíbrio.

A programação de vacinação anti-Covid 19, ora em curso em nosso Estado, e com previsão de cobertura completa de imunização projetada para ser concluída em outubro próximo, abrangendo toda a população catarinense, também traz um alento ao nosso setor.

A soma de esforços conjuntos, reunindo classe empresarial, entidades associativas, poder público e toda a sociedade, é fundamental para superarmos a crise pandêmica, permitindo visualizarmos dias melhores, com esperança e capacidade de superação.


Por Ivan Roberto Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC)





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br