Logo Jornal

Sábado, 25 de Maio de 2024




ARTIGO

Apoiar os pequenos negócios é contribuir para o desenvolvimento de SC

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Apoiar os pequenos negócios é contribuir para o desenvolvimento de SC
Foto: Divulgação
- Carlos Henrique Ramos Fonseca, Diretor Superintendente do Sebrae

Uma pesquisa recente e inédita do Sebrae apontou que quase 70% dos empreendedores de micro e pequenos negócios no Brasil possuem uma renda média de dois salários-mínimos. O mesmo estudo mostra, ainda, que o faturamento desses negócios cresce à medida que o empresário se qualifica. É nesse sentido que o Sebrae/SC concentra os esforços, no trabalho para oferecer conhecimento e apoio aos pequenos negócios para que aumentem a sua produtividade, se tornem mais competitivos e consequentemente tenham mais faturamento.

O nosso grande objetivo é apoiar a pequena empresa no seu processo de consolidação no mercado e, depois disso, incentivar o seu crescimento. Trabalhamos para fomentar a escalabilidade de um pequeno negócio, fazendo com que um MEI se torne uma microempresa, que cresça para ser pequena, média ou grande empresa. Para isso, atuamos nos mais variados setores e temos projetos e iniciativas que se enquadram na realidade dos diversos perfis de negócios, desde os que estão começando até aqueles que buscam a internacionalização. 

E temos muito orgulho em constatar que esse trabalho está trazendo resultados consistentes para as pequenas empresas. Um levantamento feito pelo Sebrae/SC mostrou o resultado dos projetos executados pela instituição em 2022 e 2023 e aponta que as pequenas empresas que participaram dos projetos do Sebrae/SC nesse período tiveram um aumento médio de 18% no seu faturamento e 19% na sua produtividade. Só as empresas que participaram dos projetos de desenvolvimento de turismo, por exemplo, registraram aumento médio de faturamento de 26%. Já os pequenos negócios que participaram do Programa Go to Market, que apoia e incentiva as pequenas empresas no processo de internacionalização, registraram aumento médio de 24% de faturamento em 2022.

O Projeto Brasil Mais Produtivo, que oferece apoio técnico e consultorias visando o aumento da produtividade dos pequenos negócios, fez com que as empresas participantes em 2022 registrassem aumento médio de 19% na produtividade.

Esses resultados chancelam a importância do trabalho estruturado e técnico que é executado pelo Sebrae/SC. As metodologias aplicadas auxiliam o empresário a olhar para o seu negócio como um todo, identificando os pontos frágeis e, claro, colocando luz e projetando os diferenciais competitivos de cada negócio.

Ao longo dos anos, com consultoria, qualificação e ações de acesso a mercado, auxiliamos milhares de pequenas empresas a melhorar seus processos de gestão, a inovar e a se manter competitivas. Acreditamos que com o apoio às pequenas empresas, que hoje representam 99% dos negócios formais de Santa Catarina, estamos contribuindo com a geração de empregos, de renda e com o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br