Logo Jornal

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024




A seriedade dos jovens

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

O 12º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais demonstrou como os jovens empreendedores brasileiros estão preocupados com as questões profissionais, sociais, políticas e econômicas.

A seriedade dos jovens

 

Doreni Caramori Júnior*

 

A realização do 12º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais, entre 23 e 25 de agosto, em Florianópolis, reuniu duas mil pessoas, de 24 estados brasileiros e de países da América Latina para debater assuntos como empreendedorismo, economia e responsabilidade social e compartilhar histórias de sucesso, através de palestras ministradas por empreendedores de renome nacional e internacional.

 

Em três dias de evento, foram oferecidas 13 horas de palestras, sempre lotadas, rodada de negócios com a participação de 34 empresas, lançamento de livro, além de uma oportunidade ímpar na discussão de propostas e na troca de experiências entre jovens empreendedores. No encerramento do Congresso, foi divulgada a Carta de Florianópolis, redigida por empresários que compõem a Conaje e que tem como objetivo nortear as ações da Confederação para o próximo ano. O documento traz propostas como a mudança de comportamento dos líderes políticos; o incentivo à participação dos jovens na política; a realização das reformas políticas e partidárias; e o fortalecimento da atuação propositiva da sociedade civil.

 

Durante o Congresso, também foi divulgado um documento compilado, no início de agosto, por representantes da Conaje e especialistas na área de empreendedorismo. Neste documento, são apresentadas proposições claras, objetivas e práticas, voltadas a transformar o cenário empresarial do País. Desenvolvidas a partir de um levantamento minucioso de pensamentos que representam o consenso entre os mais de dez mil associados da Conaje, em 24 estados brasileiros, as propostas buscam minimizar os efeitos de alguns dos principais gargalos da nossa economia.

 

Todo esse trabalho produtivo contribuiu para que o Congresso, o maior já realizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, fizesse jus ao tema ?Um show de competência?. O evento demonstrou como os jovens empreendedores brasileiros estão preocupados com as questões profissionais, sociais, políticas e econômicas. Uma indicação da forma séria e comprometida com que os jovens encaram não só o seu futuro, mas também os rumos do país, já havia sido apresentada pela pesquisa ?10 tendências de uma geração comprometida com o sucesso?, divulgada no mês passado pela Ação Jovem no Mercado Financeiro e de Capitais, em São Paulo. Realizado pelo DataPopular, o estudo ouviu mil jovens, entre 20 e 30 anos, em cinco capitais brasileiras e, como resultado, identificou jovens mais preocupados com o futuro profissional. Os números comprovam a informação: 65% das novas empresas criadas no Brasil são iniciativa de jovens entre 18 a 34 anos, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor ? Brasil/2004.

 

No entanto, apesar de todas essas demonstrações de maturidade e comprometimento profissional, é importante não esquecer que somos JOVENS. Nossa energia e nosso entusiasmo, que nos levam a questionar, propor e criar oportunidades, também são canalizados para a diversão e o relacionamento pessoal. Aproveitamos momentos como o 12º Congresso Nacional para capacitar-nos, atualizarmos nossos conhecimentos e discutirmos questões relevantes para nós, nosso trabalho e o ambiente empresarial no nosso país. Mas vemos aí, também, uma excelente oportunidade para ampliarmos e fortalecermos nossa rede de relacionamentos, formal e informalmente. Muitos negócios e parcerias são firmados em momentos como esse; mas também muitas amizades são iniciadas.

 

Por sermos jovens e entendermos e valorizarmos o relacionamento entre jovens, elaboramos a programação do 12º Congresso abrindo espaço para as discussões e para o entretenimento. Entendemos que, assim, estamos oferecendo aos jovens participantes, possibilidades de aliar trabalho e lazer de forma sadia e responsável. Somos jovens que trabalham e acreditam em um futuro melhor e, por isso mesmo, atuamos com alegria e prazer em tudo o que fazemos. É insensato e inaceitável supor que jovens abram mão de seu otimismo e bom humor.  O importante é termos discernimento para diferenciar momentos de desconcentração e de seriedade e o sucesso do 12º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais provou que temos. Por isso, é com satisfação e orgulho que afirmamos que, mais que um show, nosso evento foi uma festa de competência. Como deve ser todo evento promovido e freqüentado por jovens.

 

* Empresário e presidente da Confederação Nacional

de Jovens Empresários (Conaje)

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br