ARTIGOS

artigo

36 anos do Sicoob Central SC/RS, por Rui Schneider da Silva

O Sicoob Central SC/RS foi fundado em 8 de novembro de 1985, por 27 delegados de nove cooperativas - sete delas de crédito e duas centrais de produção. Houve muitos percalços ao longo de várias décadas, como a extinção do Banco Nacional de Crédito Cooperativo em 1990, que obrigou, de uma hora para outra, a uma série de mudanças no sistema de compensação de cheques.

Em 1996 o Sistema se fortaleceu com a criação do Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob) - atual Banco Cooperativo Sicoob - e se reforçou ainda mais com a fundação, em 2001, da Confederação Nacional das Cooperativas de Crédito (Sicoob Confederação). A implantação do sistema de informação Sisbr, em 2002 e a resolução 3.106, em 2003, que autorizou a livre admissão nas cooperativas de crédito, viabilizou o avanço do cooperativismo na área urbana e deu novo impulso às cooperativas financeiras.

Neste mesmo ano, o Sicoob Central SC/RS mudou para a sede atual, em um edifício no Centro da capital catarinense. Com a ocupação de praticamente todas as áreas em Santa Catarina, o Banco Central permitiu à Central catarinense do Sicoob o acesso ao estado do Rio Grande do Sul, onde em 2010, foi criada a primeira cooperativa naquele estado - a Ecocredi, mais tarde incorporada pelo Sicoob MaxiCrédito.

Onze anos depois, cooperativas do Sicoob Central SC/RS ocupam uma centena de municípios e continuam em franca expansão em território gaúcho. Em 2013, o Sicoob SC/RS tornou-se a primeira Central brasileira a lançar uma Política de Sustentabilidade própria, tornando público os seus compromissos econômicos, sociais e ambientais.

Ao final de 2019 o Sicoob Central SC/RS alcançou a marca de mais de 1 milhão de cooperados e se faz presente, atualmente, com agências físicas, em 92,2% dos municípios catarinenses. É a segunda instituição financeira com o maior número de agências no Estado e também a segunda que mais financia a produção agropecuária. Possui também agências em 86 municípios gaúchos e 29 do Paraná.

Ao assumir a presidência da instituição, em 1999, sabia do tamanho dos desafios, mas havia a certeza de que o modelo de negócios do cooperativismo financeiro, por seus princípios e valores, haveria de crescer e se fazer cada vez mais presente na vida de catarinenses e gaúchos, que descobrem um jeito diferente de promover justiça financeira e prosperidade. Ao completar 36 anos, o Sicoob Central SC/RS segue consolidando o modelo de uma economia compartilhada, mais justa, que desconcentra a renda e fortalece cada um dos cooperados, seja pessoa física ou jurídica, garantindo melhores benefícios a todos.


Por Rui Schneider da Silva, presidente do Sicoob Central SC/RS






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br