educação

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência completa 21 anos

15 Março 2019 12:00:00

Proerd já formou mais de um milhão de crianças de 5º ano do ensino fundamental e mais de 800 instrutores

Foto: Secom/Divulgação

Neste sábado (16), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, completa 21 anos. Promovido pela Polícia Militar, o programa é focado na integração entre comunidade, Polícia Militar e escola, bem como na prevenção e conscientização sobre o uso de drogas ilícitas. O Proerd já formou mais de um milhão de crianças de 5º ano do ensino fundamental e mais de 800 instrutores em todo o Estado.

Os principais objetivos do Proerd são o trabalho de conscientização sobre as causas do uso de drogas ilícitas, orientando sobre os riscos; o fortalecimento da autoestima das crianças e adolescentes para que valorizem a vida; sensibilizar crianças e adolescentes sobre valores moras e éticos, bem como proporcionar a construção de uma sociedade mais justa e prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas e aproximar a Polícia Militar da comunidade escolar, e por consequência, da comunidade em geral.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (14), o deputado Coronel Onir Mocellin, líder do governo, lembrou da data comemorativa. "É preciso enaltecer o Proerd e outros programas de prevenção e combate às drogas e à criminalidade dentro da escola. Principalmente em um momento tão difícil como este, com a tragédia em Suzano", destacou Mocellin.

Foto: Divulgação

Programa no Estado

Criado no Estados Unidos, o Proerd ganhou mais de 82 países e chegou em 1992 no Brasil. Em Santa Catarina, o programa foi implantado em 1998 e formou mais de 4 mil crianças catarinenses no primeiro ano. Em 2011, atingiu a marca de 1 milhão de crianças formadas. Além da presença em sala de aula, os educadores do Proerd alcançam o entorno social da escola, orientando e participando de reuniões e palestras para a comunidade.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br