debate

MPF promove seminário sobre refúgio, migrações e protagonismo feminino

22 Março 2019 16:12:35

Evento conta com o apoio do governo do Canadá e da Agência da ONU para Refugiados (Acnur)

Foto: UNHCR/Eduardo Soteras Jalil

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina e o Círculos de Hospitalidade promovem, na próxima terça-feira (26), o seminário 'Refúgio, Migrações e Protagonismo Feminino', com o apoio do governo do Canadá e da Agência da ONU para Refugiados (Acnur). Será a primeira vez que é realizado no sul do País um evento sobre migrações e refúgios envolvendo a questão de gênero e com a participação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do MPF e da Acnur. O seminário será realizado no auditório do MPF em Florianópolis.

"Esse evento, no mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher, será realizado em um momento crucial, na medida que Florianópolis recebe centenas de refugiados oriundos da Venezuela, além dos demais, de diversas nacionalidades, que já encontraram refúgio na capital e no estado", comenta Cynthia de Moura Orengo, coordenadora de Gestão de Pessoas do MPF em SC.

Segundo Cynthia, o MPF tem procurado, por meio de eventos abertos para a sociedade civil, discutir as questões relacionadas ao refúgio e também sensibilizar a população em relação ao acolhimento dessas pessoas, tendo em vista que passamos pela maior crise migratória mundial desde a 2ª Guerra Mundial.

Na terça-feira (26), a partir das 9h30, será aberta a mesa de debates "Migrações e Protagonismo Feminino", pela vice-consulesa Nathalie Beaudoin, do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Em seguida será formada uma mesa-redonda com mulheres imigrantes/refugiadas em Florianópolis, com o debate coordenado por Bruna Kadletz, organização Círculos de Hospitalidade.

Além do Refúgio - Às 13h30 será exibido o curta-metragem "Além do Refúgio", dirigido por Bruna Kadletz, com imagens e edição de Daniel Tomita, que está sendo produzido especialmente para o evento pelo Círculos de Hospitalidade, e mostra depoimentos de refugiadas sobre o recomeço no Brasil.

Logo depois da exibição do curta-metragem começa o painel Refúgio, Migrações e Direitos Humanos, com as participações de Deborah Duprat, procuradora federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF); Sílvia Corradi Sander, da Acnur/SP; Ana Luísa Zago de Moraes, da DPU/RS; Gabriela Martini da Crai/SC; com a coordenação de Karine de Souza Silva, da UFSC.

Das 16h às 19h será realizada a "Feira Multicultural Unindo Mundos, Aproximando Culturas". Paralelamente, neste sábado (23) será promovida a Noite de Cultura, com show de dança do ventre, culinária árabe e bazar, das 19h às 22h, na Panambi Casa de Cultura e Bem-Estar - Rua Capitão Amaro Seixas Ribeiro, 321, Santa Mônica, em Florianópolis.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br