Florianópolis

Maior evento de debate econômico, político e social de SC acontece dia 14 de março

20 Fevereiro 2019 12:16:00

4º Fórum Liberdade e Democracia abordará o 'Custo Brasil' em seu déficit de oportunidade de desenvolvimento humano

Foto: Divulgação
3° Fórum Liberdade e Democracia em 2018

O  4º Fórum Liberdade e Democracia será realizado no dia 14 de março, das 13h30 às 19h30, na Associação Catarinense de Medicina (ACM), na Capital. No ano passado, o evento, o maior do Estado a discutir economia, política e sociedade de forma ampla, reuniu cerca de 800 pessoas na plateia em torno das debates, entrevistas, palestras e painéis.

Neste ano, com o tema central "Custo Brasil", o Instituto de Formação de Líderes de Santa Catarina (IFL-SC), organizador do evento, amplia o encontro para mais de mil pessoas. "Ao reunir os principais nomes do debate público da atualidade, esta edição do Fórum será um importante capítulo no amadurecimento político catarinense e brasileiro", avalia Pedro Fernandes, presidente do IFL-SC.

Ele contextualiza que o Brasil ocupa a 109ª posição do ranking do Banco Mundial em matéria de facilidade de se fazer negócios, ou seja: há mais 100 países mais interessantes e atraentes para negociar e investir. Mas isso não se reflete somente em indicadores econômicos. Na verdade, influencia todos os demais aspectos do desenvolvimento humano, como saúde, educação, segurança, renda e trabalho. "Dessa forma, quando se aborda o 'Custo Brasil', não estamos tratando somente de matéria de comércio exterior, estamos tratando, sobretudo, de qualidade de vida - e esse será nosso foco de discussão no Fórum", completa Pedro.

Na condição de maior evento do segmento no Estado, o Fórum Liberdade e Democracia têm sido o principal instrumento de conscientização da população a respeito do contexto político e econômico na região. Assim, a quarta edição anual do evento fará convergir as discussões para o "Custo Brasil" em seu déficit de oportunidade de desenvolvimento humano, conscientizando e convocando o público para empreender soluções subsidiadas pelos insights provocados ao longo do encontro. O Fórum é aberto a todos os públicos, tendo nos últimos anos uma presença maciça de empresários, estudantes e profissionais liberais de diversas cidades e estados.

Dois livros serão lançados durante o evento. O lançamento nacional de "Excuse Me, Professor", de Lawrence Reed, o convidado internacional do 4º Fórum, e o e-book "Custo Brasil", que tem como autores associados ao IFL-SC.

Conheça os palestrantes do 4º Fórum:

Gustavo Franco
Ex-presidente do Banco Central, autor de mais de 15 livros, sócio da Rio Bravo Investimentos, doutor em economia em Harvard.

Foto: Divulgação

Zeina Latif
Economista-chefe da XP Investimentos, doutora em economia pela USP, trabalhou no Royal Bank of Scotland (RBS), ING, ABN-Amro Real e HSBC. Escreve colunas semanais para o Broadcast da Agência Estado.

Foto: Divulgação

Augusto Nunes
Jornalista em Veja e Jovem Pan. Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo quatro vezes, Nunes foi incluído numa seleção dos seis mais importantes jornalistas do Brasil, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foto: Divulgação

Alexandre Schwartsman
Consultor e sócio da Schwartsman & Associados, ex-Economista-Chefe do grupo Santander Brasil, ex-Diretor de Assuntos Internacionais no Banco Central, colunista do jornal Folha de São Paulo.

Foto: Divulgação

Lawrence Reed
Presidente da Foundation for Economic Education (Atlanta, EUA), economista mestre em história e doutor honoris causa em direito e administração pública.

Foto: Divulgação

Ana Carla Abrão
Partner da Oliver Wyman, especializada em finanças públicas, doutora em economia pela USP, ex-Secretária da Fazenda do Estado de Goiás.

Foto: Divulgação

João Batista Araújo e Oliveira
Fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, especialista em educação e políticas públicas, ex-secretário executivo do Ministério da Educação.

Foto: Divulgação

Eduardo Wolf

Doutor em Filosofia pela USP, editor do Estado da Arte, no jornal O Estado de S. Paulo, curador-assistente do Fronteiras do Pensamento.

Foto: Divulgação






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br